Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Palestra é forma de enfrentamento da violência contra a mulher

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 8 DE MARÇO

08/03/2023
Helena Barbosa

Mães e pais de alunos e estudantes da Escola Paroquial “Frei Alberto” participaram de palestra realizada pela equipe da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Luís, no Teatro São Francisco de Assis, no bairro Coroadinho, nesta terça-feira, 7 de março, às 15h30.

A palestra foi voltada para a discussão do tema “Beleza da Mulher e Seus Direitos”, em alusão à passagem do Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira, 8 de março. O evento ocorre na semana de realização do Programa “Justiça pela Paz em Casa” (6 a 10 de março), em que o Poder Judiciário nacional realiza, em todo o país, um mutirão para instrução de julgamento de processos envolvendo mulheres vítimas de violência de gênero

Durante a palestra, a juíza Lúcia Helena Heluy, titular da 2ª. Vara da Mulher, conversou com alunas e alunos do 5º. ao 8º. ano do ensino fundamental sobre o que representa ser mulher na sociedade, os desafios, os direitos, e a igualdade de gênero.

A juíza destacou o grau de participação e amadurecimento das meninas e meninos que participaram da conversa. “Tenho razões para acreditar que já estamos colhendo os frutos e, em breve, estaremos vivendo em uma sociedade mais justa, igualitária e livre da violência de gênero””, disse.

ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Realizar palestras e rodas de conversa e outras atividades interdisciplinares na área da educação é considerada, pela equipe da vara, uma das formas de enfrentamento da violência contra a mulher, por meio da sensibilização, informação e conscientização da comunidade. 

A atividade foi realizada a convite das servidoras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Coroadinho, Rayssa Santos e Maria José Pereira, em parceria com a Escola. Participaram da palestra o diretor Frei Zacarias Lopes e a assistente social Vania Maria de Jesus.

Juíza Lúcia Heluy, ao lado de estudantes da escola.

Pela 2ª. Vara da Mulher, participaram o secretário judicial Wilson Carvalho e as estagiárias Andressa da Silva Cunha e Maria Kaylane Barros.

Os servidores da vara distribuíram material educativo sobre o Projeto “Não Morra Maria da Penha” e cartilhas do projeto “Judiciário nas Escolas”, realizado pela juíza da 3ª. Vara de violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Samira Heluy.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS