Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA apresentará ações de diversidade no IFMA de São José de Ribamar

O momento contará com a participação de servidores, servidoras, alunos e alunas do Instituto

09/06/2022
Ascom/TJMA

O Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizará a apresentação das ações que vem desenvolvendo aos gestores, professores e estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de São José de Ribamar, segunda-feira (13), às 10h.
 
Na ocasião, o juiz Agenor Gomes apresentará o livro “Maria Firmina dos Reis e o cotidiano da escravidão no Brasil”, obra de sua autoria.
 
“A parceria com o IFMA é fundamental para viabilizar a interiorização das ações do Comitê de Diversidade”, disse o juiz Marco Adriano Fonseca, coordenador do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), observando que a organização em rede do Instituto, com diversos campi e pontos de presença, permite a capilaridade das atividades e programas ofertados, atingindo um público significativo por todo o Estado.
 
PROJETO ANUAL
 
Toda programação do Comitê para 2022 está alinhada ao projeto que comemora o Bicentenário de Maria Firmina dos Reis. Mulher negra, que marcou a história do Brasil no século XIX, Maria Firmina dos Reis deixou seu legado como professora, escritora, musicista e criadora da primeira escola mista do Brasil.
 
A abertura do Bicentenário ocorreu no dia 11 de março, com o espetáculo “Maria Firmina dos Reis - Uma voz além do tempo”, com a atriz e pesquisadora maranhense Júlia Martins. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo para servidores(as), magistrados(as) e alunos(as), professores(as) e gestores(as) de escolas públicas.
 
O Bicentenário é organizado pelo Comitê de Diversidade e Coordenadoria de Biblioteca e Jurisprudência.
 
COMITÊ
 
Vinculado à presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, o Comitê de Diversidade é um órgão de assessoria, com a atribuição de propor objetivos estratégicos, ações, metas e indicadores de melhoria e igualdade, voltados para a garantia dos direitos humanos de servidores, servidoras, magistrados, magistradas, jurisdicionados, jurisdicionadas e a sociedade, de uma forma geral, colaborando também com organizações da sociedade civil e órgãos estatais com objetivos similares.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS