Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Sustentabilidade é tema de reunião no TJMA

31/05/2022
Amanda Campos

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental, promoveu reunião de alinhamento estratégico, nesta terça-feira (31), com a alta administração do TJMA, diretores e diretoras integrantes da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) e representantes dos grupos executivos do PLS.

Na abertura do evento – no auditório do Centro Administrativo – o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou a importância das ações promovidas pelo Núcleo de Gestão Socioambiental do TJMA bem como o compromisso do Judiciário com a sustentabilidade.

“O Núcleo de Gestão Socioambiental do TJMA tem realizado um trabalho extraordinário, cujos projetos nos servem de inspiração. Afinal, nós temos um compromisso com a sustentabilidade. Precisamos aprimorar nossos indicadores e os nossos serviços prestados à sociedade, além de preservarmos o nosso planeta para as futuras gerações”, pontuou.

Foto colorida mostra o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, falando ao microfone, durante reunião de alinhamento estratégico do Núcleo de Gestão Socioambiental.

O presidente do Núcleo de Gestão Socioambiental do TJMA e da Comissão Gestora do PLS, desembargador Jorge Rachid Maluf, enfatizou o intuito da reunião, conclamando a todos e a todas a se empenharem como multiplicadores das ações da sustentabilidade. 

“Nós somos agentes multiplicadores da sustentabilidade. Servimos à sociedade, portanto, precisamos dar o exemplo. Contamos com o apoio de todos vocês para que tenhamos sucesso na área e sejamos um Tribunal de Justiça modelo”, pontuou, citando inúmeras conquistas do Judiciário maranhense na área socioambiental.

Foto colorida mostra o desembargador Jorge Rachid falando ao microfone, durante reunião de alinhamento estratégico do Núcleo de Gestão Socioambiental.

Em sua apresentação, Jorge Rachid destacou que o desenvolvimento da política de sustentabilidade é fundamental para a construção de um tribunal modelo, que contribua para a construção de uma sociedade mais sustentável baseada no respeito à natureza, nos direitos humanos, na justiça econômica e numa cultura de paz.

SUSTENTABILIDADE

Durante a reunião, a coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental do TJMA, Hayla Castelo Branco, abordou sobre o Plano de Logística Sustentável (PLS), a Política de Sustentabilidade, a Estratégia Nacional 2021-2026, a revisão do PLS, a elaboração do Planejamento Estratégico PJMA 2021-2026, dentre outros assuntos.

Hayla Castelo Branco destacou a relevância do Plano de Logística Sustentável para implantação da política de sustentabilidade nos órgãos e o engajamento de todos e todas durante esse processo de mudança. “O PLS é uma importante ferramenta de governança estratégica que nos permite estar alinhados com a Estratégia Nacional do Judiciário e o Planejamento Estratégico. Nós somos agentes de mudanças e elas só se efetivam por meio das nossas ações”, afirmou.

A coordenadora também ressaltou que a elaboração do PLS PJMA (2021-2026) foi construída de forma participativa no Judiciário maranhense, contando com a participação de mais de 40 setores, divididos em 10 grupos executivos, e envolvimento de mais de 60 gestores e gestoras.

METAS

No encontro, o servidor Paulo Dominice, da Divisão de Acompanhamento de Dados Estatísticos (DADE), apresentou os planos de ação para cumprimento das metas propostas e exigidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a participação dos setores do Judiciário maranhense nos referidos planos, o monitoramento e avaliação das metas, os resultados alcançados em 2021 e metas para 2022.

Ao discorrer acerca do Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) e a meta global da GPJ (Gratificação por Produtividade Judiciária), o servidor explicou que o objetivo do item avaliativo do Prêmio CNJ de Qualidade, o IDS, é criar um indicador sintético capaz de avaliar, em uma única dimensão, o resultado combinado de indicadores distintos.

Dentre as metas propostas pelo Planejamento Estratégico 2021-2026, para o ano de 2022, destacam-se: TJMA atingir o selo “Ouro” no Prêmio CNJ de Qualidade; melhorar o IDS, cumprindo a Resolução 400 do CNJ, permitindo a comparação objetiva entre todos os Tribunais no ranking do Balanço da Sustentabilidade do Conselho Nacional de Justiça.

 

Confira o álbum de fotos no Flickr do TJMA:

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4300

GALERIA DE FOTOS