Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Fortaleza dos Nogueiras tem 50 novos casais oficializados

Cerimônia coletiva aconteceu na última sexta-feira (25/4)

Publicado em 30 de Abr de 2025, 13h59. Atualizado em 30 de Abr de 2025, 14h05
Por Fernando Souza

O município de Fortaleza dos Nogueiras, que é termo judiciário da Comarca de Balsas e fica a 711 km da capital, testemunhou, na última sexta-feira (25/4), a união de 50 casais em mais uma cerimônia coletiva do Casamentos Comunitários, projeto do Poder Judiciário que é regulamentado pelo Provimento nº 32/2022. A iniciativa foi do juiz Douglas Lima da Guia, titular da 4ª Vara de Balsas, e está regulamentada na Portaria nº 749/2025.

Conforme destacou o magistrado, a celebração foi marcada pela emoção de noivas, noivos e familiares que compareceram ao casamento. “É gratificante poder fazer parte da concretização de sonhos, enxergar nos olhos das pessoas o amor, o carinho e o respeito por seu companheiro ou companheira. Concluo mais uma edição desse projeto do Poder Judiciário com o sentimento de dever cumprido, ao ver firmados os votos não apenas de união, mas de esperança. Isso renova os laços e traz a segurança jurídica necessária para o fortalecimento dos vínculos familiares, que é a base da sociedade”, disse Douglas Guia.

A celebração contou com apoio do Cartório do Ofício Único de Fortaleza dos Nogueiras, que teve a delegatária Christiani Versiani à frente dos trabalhos relacionados aos atos preparatórios. A cerimônia comunitária também recebeu apoio da Prefeitura local para sua realização. Com tudo pronto, o tão aguardado “sim” ficou por conta de noivas e noivos, que celebraram o momento da união com muita alegria.


Juiz Douglas Guia com o casal Antônio Dias e Francisca Rocha, que oficializaram a união após 45 anos

Foi o caso do casal com mais idade, formado pelo noivo Antônio Dias de Lima (77) e Francisca Pereira da Rocha (73). Foram décadas de convívio e uma família de gerações já formada até o dia de receber a Certidão de Casamento, documento que formalizou a vontade e a decisão tomada pelo seu Antônio e dona Francisca há mais de 45 anos. Começando essa trajetória, estão Joilson Pereira dos Santos e Luanda Santos Vargas, o casal mais jovem da celebração a iniciar sua trajetória, ele com 19 e ela com 17 anos.

O projeto Casamentos Comunitários é voltado para população de baixa renda e busca oficializar a união de forma gratuita, evitando que os gastos com os atos cartorários tenham impacto no orçamento familiar. O custeio é assegurado pelo Fundo Especial das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais (FERC). Criado em 1998, o projeto alcançou notória importância e dimensão social e as estimativas apontam para cerca de 130 mil celebrações já realizadas, sendo mais de 4 mil delas em 2024.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315

GALERIA DE FOTOS