Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Celebração coletiva marca oficialização de 258 casais 

Celebração aconteceu no último sábado (12/4)

Publicado em 15 de Abr de 2025, 15h58. Atualizado em 23 de Abr de 2025, 18h57
Por Fernando Souza

Novas histórias começaram a ser contadas no último sábado (12/4), com a concretização de mais uma edição do projeto Casamentos Comunitários, que aconteceu na Igreja Assembleia de Deus da Área XV, localizada na Rua Ciclovia, nº 103, Cidade Operária, reunindo 258 casais e centenas de familiares e amigos. A iniciativa é regulamentada pelo Provimento nº 32/2022, da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial e tem a finalidade de garantir a formalização de casais de baixa renda.

As regras desta edição constam na Portaria nº 733/2025, assinada pela juíza Maricélia Gonçalves, titular da 4ª Vara da Família de São Luís. Os trabalhos da celebração foram coordenados pelo juiz  Mário Prazeres Neto, que contou com o apoio das juízas Welinne Coelho, Diva Maria Mendes, Josane Braga, Edilza Barros e Denise Milhomem, além dos juízes Nelson Moraes Rêgo e Gustavo Medeiros. Já o processo de habilitação ficou sob a responsabilidade da registradora Graciana Soares, titular do Cartório da 1ª Zona de Registro Civil de Pessoas Naturais de São Luís.


Juiz Mário Prazeres, que coordenou os trabalhos, celebrando a união de um dos casais

Mário Prazeres lembrou os casais da importância do matrimônio para o fortalecimento da família e como a união serve de referência para filhas e filhos constituídos da união. Ele também destacou que essa mesma família é a célula base de uma sociedade, servindo como diretriz nas relações socialmente construídas. O magistrado ainda falou do sentimento em coordenar mais um casamento comunitário.

“Foram momentos emocionantes vivenciados com a celebração da união de centenas de casais, que contou com a participação inestimável de colegas juízas e juízes. É sempre gratificante contribuir com essa importante instituição, bem como ir ao encontro da comunidade, com ações afirmativas do Poder Judiciário, na promoção de direitos tão relevantes”, disse o juiz.

Criado em 1998, o projeto Casamentos Comunitários alcançou importância e dimensão social, sendo a experiência levada a todo país. No Maranhão, as estimativas apontam para mais de 120 mil celebrações já realizadas. Com a iniciativa, é possível assegurar, também, o fortalecimento da família como núcleo básico de convívio e construção de valores sociais que edificam a sociedade, bem como a proteção e a garantia dos direitos civis da família e de sucessões.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315

GALERIA DE FOTOS