Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Novo curso autoinstrucional aborda sobre estilos de vida sustentáveis e meio ambiente

É permitido iniciar as aulas a qualquer tempo, porém é obrigatório concluir as etapas até o final de cada mês

10/07/2024
Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), em parceria com a Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), abre  inscrições para o curso autoinstrucional Estilos de Vida Sustentáveis e Consumo Consciente

Esse é o segundo curso com foco na temática socioambiental e de sustentabilidade promovido pela escola judicial. A participação de profissionais do TJMA é um pré-requisito para promoção de uma classe para a seguinte (Resolução nº 25/2023 – TJMA). Segundo a norma, além de outros critérios, é necessário possuir 80 horas de capacitação para a promoção na carreira, das quais 20 horas devem estar relacionadas a temas ambientais. 

A turma permanecerá aberta mensalmente, iniciando sempre no primeiro dia do mês e término dia 30. É permitido iniciar as aulas a qualquer tempo, porém é obrigatório concluir as etapas até o final de cada mês. 

Para se inscrever, basta acessar a plataforma EAD ESMAM, na opção "cursos autoinstrucionais" e iniciar as atividades. Após concluir os módulos e as avaliações, o certificado será emitido pelo sistema acadêmico Tutor.

Por ser autoinstrucional, a aluna ou aluno deve atentar para o cumprimento de todas as etapas do curso e realizar todas as tarefas. O coordenador do EAD ESMAM, José Ribamar Mafra, destaca que a plataforma EAD ESMAM é didática e de fácil manuseio. Ainda assim, informou que a turma terá suporte da equipe durante toda a formação. 

"É importante observar que o prazo de conclusão é até o final do mês, e não, necessariamente, 30 dias. Caso não conclua no mês em que se inscreveu, será necessário refazer o curso numa próxima turma", explica o supervisor.

CONTEÚDOS

Além de gerar benefícios econômicos, a redução no consumo, em diversas áreas do cotidiano, contribui para a recuperação ambiental e para a conservação da biodiversidade, garantindo também o bem-estar das futuras gerações. A promoção de estilos de vida sustentáveis visa reduzir impactos negativos ao meio ambiente, por meio do consumo responsável de recursos naturais. 

O objetivo do curso é capacitar os participantes para aplicação de práticas sustentáveis tanto em seu exercício profissional quanto em outras dimensões da sociedade, despertando para um consumo mais consciente, numa perspectiva de desenvolvimento de estilos de vida sustentáveis apresentados como parâmetros para novas mudanças e cenários.

Com esse foco, a formação está dividida em quatro módulos que tratam sobre:

  1. As dimensões da sustentabilidade e os impactos sobre estilos de vida em sociedades
  2. Consumo consciente na prática: abordagens e técnicas
  3. Repensando estilo de vida e as práticas sustentáveis no cotidiano 
  4. Indicadores de comportamento de consumo consciente e estilos de vida

CLIQUE PARA SE INSCREVER

VEJA, NO MODELO, COMO ACESSAR O CURSO

Para mais informações, em casos de dúvidas ou necessidade de suporte técnico, entre em contato com a equipe EAD da ESMAM pelo telefone 2055-2821.

SOBRE O CONTEUDISTA

A capacitação foi elaborada, a pedido da ESMAM, pelo professor e conteudista Fernando Campelo Pãozinho, bacharel em Turismo, tecnólogo em Gestão Ambiental, com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica, mestre em Ecoturismo e Conservação e doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico (UFPA), professor orientador em Educação Empreendedora do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI/SEBRAE-MA).

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram/Threads: @esmam_tjma

Facebook: @esmam.tjma

Fone: (98)2055 2800/2801

 

GALERIA DE FOTOS