Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Curso aborda sobre avaliação e gestão de resultados na ESMAM

Equipe da ESMAM participou da capacitação em Gerenciamento e Priorização de Demandas para Escola de Governo

11/04/2024
Ascom ESMAM

Para otimizar o tratamento de dados, planejamento e execução das ações formativas do biênio 2024 – 2026, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão realizou, nos dias 10 e 11 de abril, a capacitação Gerenciamento e Priorização de Demandas para Escolas de Governo - avaliação e gestão de resultados -, destinada à equipe de profissionais que atua na ESMAM.

O objetivo é capacitar os setores da escola judicial para o cumprimento do Plano Anual e Integrado de Formação do Poder Judiciário, o FORMAR - um planejamento que identifica as necessidades de treinamento, alinhando-as aos objetivos institucionais e necessidades setoriais, promovendo a aquisição e aprimoramento de competências específicas.

O secretário-geral da ESMAM, Amudsen da Silveira Bonifácio, que atuou como formador, explica que o foco da escola está na qualificação das prioridades e organização das suas tarefas e projetos, de acordo com variáveis específicas, como urgência e esforço. 

“O plano de formação fornece uma estratégia detalhada para o desenvolvimento contínuo da magistratura e profissionais do Judiciário e o fortalecimento da organização como um todo. Além de aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços jurisdicionais, eleva a motivação e o comprometimento na instituição, fomentando uma cultura de aprendizado e crescimento”, acrescenta. 

OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS

Analista judiciário administrador, Bonifácio ressalta que a eficiência na alocação de recursos é outro ponto crucial para garantir que os esforços de capacitação estejam alinhados com os objetivos estratégicos do Poder Judiciário. 

“É importante qualificar as demandas e priorizar as necessidades de capacitação seguindo os indicadores mais utilizados na gestão judiciária. Esse processo possibilita a coleta de dados mais precisos, que utilizados de forma inteligente auxiliam na tomada de decisões fundamentadas e na alocação de recursos de forma mais eficiente”, reforça. 

Durante a capacitação, a equipe realizou tarefas com aplicativos de gestão de dados, ferramentas e práticas inovadoras de Business Intelligence (BI), do inglês inteligência de negócios - processos que permitem acessar e analisar informações para melhorar e otimizar decisões.

ALINHAMENTO

Desde 2023, o planejamento das ações formativas ofertadas pela ESMAM é feito a partir das demandas enviadas por meio de formulário eletrônico específico e detalhado, contendo as necessidades de cursos e eventos indicados pelos diversos setores e graus de jurisdição.

O modelo permite que todos participem, opinem, sugiram e adiantem suas solicitações. As respostas obtidas direcionam o Plano Anual e Integrado de Formação, a partir do levantamento do perfil das pessoas e também dos detalhes e objetivos das atividades solicitadas à escola.

Com a pesquisa, a ESMAM quer atuar fazendo a captação das demandas por cursos de curta e longa duração que tenham aderência às atividades judiciais e administrativas desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça e que sejam alinhadas a seu plano de desenvolvimento de competências.

O formulário fica disponível no site da ESMAM e cada demanda é tratada de forma especial, levando em conta os atributos que a complementam. O questionário pode ser preenchido mais de uma vez por uma mesma matrícula (demandante), de acordo com a quantidade de cursos/eventos solicitados, sendo necessário um preenchimento completo para cada demanda.

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram/Threads: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98)2055 2800/2801

 

GALERIA DE FOTOS