Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Programa de imersão abordará sobre sentido da vida e saúde mental

São 15 vagas disponíveis no sistema Tutor para magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário

15/04/2024
Ascom ESMAM

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), realiza nos dias 25/4; 21/5 e 28/5/24 o Programa de Imersão Sentido da vida como fator protetivo à saúde mental. As atividades acontecem na Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). As inscrições podem ser feitas, de 15 a 22 de abril, no Sistema Tutor.  São 15 vagas disponíveis para magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário. 

A iniciativa visa promover práticas de cultivo da saúde mental, mediante o autoconhecimento, a psicoeducação e a descoberta de sentidos na vida, contribuindo efetivamente para a atenção integral da saúde de quem atua na Justiça. 

A imersão propõe uma abordagem abrangente para o desenvolvimento pessoal. Busca expandir a compreensão do autoconhecimento, transitando da psicodinâmica para a noodinâmica, enquanto capacita os participantes a lidarem de forma saudável com suas emoções, adaptando-se com resiliência às mudanças. Além disso, incentiva a prática da reestruturação cognitiva, para superar crenças disfuncionais e formular crenças mais realistas. Ao mesmo tempo, promove a conscientização da hierarquia de valores individuais e seus impactos no dia a dia, auxiliando na descoberta de significados no trabalho, nas relações afetivas e nas transformações pessoais.

FORMADORA

Rogener Almeida Santos Costa é psicóloga e pedagoga (CRP 22/00976). Doutora e pós-doutora em Psicologia Social, licenciada em Psicologia e graduada em Pedagogia, com formação em Logoterapia e Análise Existencial. Especialista em Leitura e Formação de Leitores, é fundadora e diretora geral do Instituto Plenitude de Psicologia e Desenvolvimento Humano. Professora de Logoterapia do Instituto Freedom de São Paulo e Instituto Geist Maranhão, psicoterapeuta no Centro de Psicologia e Psicanálise de São Luís (MA), co-autora dos livros "Famílias e escola: o que podem aprender?", “Elas e as letras: insubmissão ancestral”,  e do PodCast "Dignas Somos Todas" (Spotify).

PROGRAMAÇÃO

25/4 - ESMAM

8h - 8h30

Abertura

Apresentação do Programa de Imersão 

8h30 -12h

Da Psicodinâmica à Noodinâmica e Recursos noéticos - dinâmicas individuais e grupais de autoconhecimento

Práticas de Mindfulness e Meditação 

12h - 12h30

Avaliação de participantes 

21/5 - ESMAM

8h30 -12h 

Agilidade Emocional e Reestruturação Cognitiva: pensamentos, sentimentos e comportamentos

Exercícios individuais de agilidade emocional

Exercícios de Atenção Plena (Mindfulmness)

12h - 12h30

Avaliação de participantes Rogener Almeida

28/5 - ESMAM

8h30 -12h

As vias para sentido na vida

Virtudes e Forças de Caráter como recursos transformadores

Exercícios de Percepção das Forças de Caráter

Exercícios de Atenção Plena (Mindfulness)

12h - 12h30

Avaliação de reação

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @‌esmam_tjma
Facebook: @‌esmam.tjma
Youtube: @‌eadesmam
Fone: (98)2055 2800/2801

GALERIA DE FOTOS