Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Magistradas maranhenses participam de formação na ENFAM

29/02/2024
Fernando Souza

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) realizou o Primeiro Encontro Nacional de Formadoras e Formadores, evento encerrado nessa quarta-feira (28), na sede da Escola (Brasília). Participando das atividades pedagógicas estiveram as juízas Marcela Lobo, representando a Escola da Magistratura do Maranhão (ESMAM), Ana Beatriz, Kariny Reis e Sara Gama, que atuou como formadora na oficina Avaliação para Aprendizagem.

O evento reuniu cerca de 150 docentes, que participaram de oficinas com temáticas voltadas ao aprimoramento das ações educacionais nas escolas judiciais brasileiras. Com conteúdo e abordagem atualizados, o objetivo da formação foi analisar aspectos do trabalho didático-pedagógico inerente à formação da magistratura federal e estadual, considerando boas práticas e aspectos teórico-metodológicos, seguindo diretrizes pedagógicas da ENFAM e literatura educacional correlata.

Para Marcela Lobo, que é coordenadora dos cursos de formação de formadores da ESMAM, a iniciativa possibilitou a reflexão e o aprimoramento de estratégias utilizadas, o que tende a impactar positivamente nas ações de formação oferecidas no Judiciário maranhense. “São técnicas que promovem uma participação mais ativa do corpo discente e uma interação entre discentes e docentes, sempre pontuando a relação de constante e mútuo aprendizado”, assinalou.

A magistrada ainda destacou as inovações trazidas na prática didático-pedagógica, como forma de melhorar a qualidade das ações formativas. “Já havia um incentivo da ENFAM no uso de metodologia ativa, então muitas oficinas nesse encontro tratam do emprego dessa metodologia, de como aplicar e de como trazer perspectivas inovadoras aos cursos”, completou.

As atividades foram marcadas pela troca de conteúdo teórico e vivências práticas, a exemplo da simulação de reunião pedagógica, além da exposição de problemas para serem resolvidos durante as oficinas. A dinâmica estimulou participantes a elencarem possibilidades metodológicas ágeis e ativas, utilizadas em suporte às práticas de atividades docentes voltadas para o desenvolvimento de competências. 


Núcleo de Comunicação da ESMAM*
Com informações da ENFAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2800/2801

GALERIA DE FOTOS