Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Sônia Amaral toma posse na AMLJ

Magistrada ocupará a cadeira de número 20, que tem como patrono o juiz federal, jornalista, político e escritor maranhense Godofredo Mendes Viana   

08/12/2023
Ascom ESMAM

A desembargadora Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro é a mais nova integrante da Academia Maranhense de Letras Jurídicas - Casa Clodomir Cardoso. A magistrada do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e vice-diretora da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), ocupará a cadeira de número 20, que tem como patrono o juiz federal, jornalista, político e escritor maranhense Godofredo Mendes Viana.   

Na solenidade de posse, nesta sexta-feira (7/12), a desembargadora foi recepcionada pelo acadêmico Carlos Sebastião Nina, no Salão Casa de Portugal, do Convento das Mercês. Estiveram presentes membros da AMLJ e do Judiciário, além de familiares, amigos e convidados da acadêmica, que também é professora, cronista e escritora.

Sônia Amaral disse que ser eleita como membro da AMLJ é motivo de grande alegria, pelas significativas contribuições da Academia à produção cultural e jurídica local e até nacional. Ela destacou a trajetória de Godofredo Viana e enalteceu a qualidade técnica e intelectual dos 40 membros que integram a instituição, destacando a devoção que todos têm para com o Estado Democrático de Direito. “Espero dar a minha contribuição e fortalecer esses debates fundamentais para o fortalecimento da democracia e o respeito às leis”, afirmou. 

O presidente da AMLJ, advogado Júlio Moreira Gomes Filho, destacou que a posse de Sônia Amaral culmina com a celebração de muitas conquistas da instituição, por seu histórico e trajetórias jurídica e literária relevantes. “Tenho certeza de que a nova acadêmica irá contribuir muito para o fortalecimento da Casa de Clodomir Cardoso e ampliar com brilhantismo a participação das mulheres em nosso quadro, o que é muito importante para a Academia”, enfatizou.

Sônia Amaral é também presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ-TJMA) e do Núcleo de Combate ao Assédio Moral e ao Assédio Sexual no Judiciário. Doutoranda em Direito, mestra em Ciências Jurídicas e em Políticas Públicas, é autora de artigos científicos e jornalísticos, crônicas e das obras De Cabral a Maria da Penha (2019) e O Rio de Heráclito (2023).

A magistrada foi eleita por maioria de votos, no dia 26 de julho, em assembléia geral extraordinária da entidade, que congrega juristas maranhenses - notadamente aqueles que têm obras publicadas na área jurídica -, estimulando a pesquisa e premiando aqueles(as) que se destacam como operadores(as) do Direito no Estado. A entidade é filiada à Academia Brasileira de Letras Jurídicas, pela Resolução nº18/86, de 6 de maio de 1986.

 

(Com informações da AMLJ)

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231


 

 








 

GALERIA DE FOTOS