Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Seminário sobre gestão da Central de Regulação de Vagas Prisionais

Inscrições abertas até 26 de maio

25/05/2023
Ascom ESMAM

O aprimoramento e a efetivação de práticas legais nas ações de entrada e saída do sistema criminal maranhense serão discutidos no Seminário de Gestão da Central de Regulação de Vagas no Sistema Prisional do Maranhão, que acontecerá, presencialmente, nos dias 1º e 2 de junho, na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), envolvendo membros e profissionais do Poder Judiciário, Corregedoria Geral de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, SEAP/MA, OAB, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Conselhos de Comunidade e o Conselho Penitenciário (Copen).

O evento, de caráter formativo, visa orientar os operadores do direito sobre o controle da superlotação carcerária, por meio de métodos e práticas inovadoras de gerenciamento dos fluxos e de ferramentas para aplicação do princípio da ocupação máxima taxativa, garantindo a racionalização na ocupação das vagas disponíveis - um dos objetivos da Central de Regulação de Vagas Penais do Maranhão, que está em processo de implantação.

O seminário é promovido pela Unidade de Monitoramento Carcerário (UMF-TJMA) em parceria com a Escola Superior de Magistratura do Maranhão (ESMAM) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

INSCRIÇÕES

São 110 vagas disponíveis, com inscrições abertas, até 26 de maio, no sistema acadêmico Tutor (para o público do TJMA), e por meio de listas próprias de cada órgãos e entidades do sistema prisional.

Inscrições para a magistraura e outros profisisonais do TJMA - AQUI

CENTRAL DE REGULAÇÃO

A instituição da Central leva em consideração que a Constituição Federal assegura às pessoas presas o respeito à integridade física e moral e veda expressamente o tratamento desumano ou degradante e penas cruéis, entre outros critérios internacionais.

A atuação da Central de Regulação de Vagas Penais, instituída por meio de Ato Normativo Conjunto nº 12022, abrange tanto as pessoas em cumprimento de pena quanto aquelas submetidas à prisão provisória.

PROGRAMAÇÃO E PALESTRANTES

A temática será dividida em painéis que tratarão sobre os fluxos de encaminhamento para serviços penais e alternativas ao encarceramento na porta de entrada, além de ferramentas de revisão processual e outros mecanismos para regulação da porta de saída.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS