Biblioteca da ESMAM destaca obras sobre transexualidade
Homotransfobia, direitos sexuais, binarie, saúde LGBTQIA+ estão entre os temas da Série Bibliografia Temática

A Biblioteca Madalena Serejo, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), apresenta a série Bibliografia Temática, que nesse mês de fevereiro reúne obras que destacam o tema da transexualidade. Os títulos estão disponíveis para os profissionais que atuam no Poder Judiciário do Maranhão através da plataforma de livros eletrônicos nacionais Minha Biblioteca - base que reúne mais de 11 mil títulos dos maiores selos editorais acadêmicos em todas as áreas do conhecimento.
Servidores(as) e magistrados(as) do TJMA podem acessar a biblioteca virtual clicando AQUI, digitando o mesmo login e senha cadastrados para acesso ao sistema Sentinela. Também na página da ESMAM www.tjma.jus.br/site/esmam, poderá clicar no BANNER fixo ou no botão azul “Minha Biblioteca”, assim como nos perfis de acesso SERVIDOR e MAGISTRADO, disponíveis na página principal do Portal do Judiciário.
VEJA OS RESUMOS DE CADA OBRA
Homotransfobia e Direitos Sexuais
Keila Deslandes
Este volume da série diversidade trata da temática da Homotransfobia e dos Direitos sexuais no Brasil. Na primeira parte do livro, organizada pelo professor doutor Alexandre Bahia, são apresentadas diferentes contribuições para o debate sobre a omissão inconstitucional e o papel do Supremo Tribunal Federal na ação direta de inconstitucionalidade por omissão (ADO) n. 26, relativa à tramitação do projeto de lei para a tipificação e a criminalização das condutas de homofobia e de transfobia. A segunda parte traz a importante contribuição do desembargador federal Roger Raupp Rios, que traça um panorama histórico e sociológico sobre os temas da orientação sexual e da identidade de gênero a partir da perspectiva do direito. Um livro necessário, em especial, num contexto em que os movimentos sociais e os direitos humanos vêm sendo alvos de golpes e retrocessos.
O lugar do gênero na psicanálise: Metapsicologia, identidade, novas formas de subjetivação
Felippe Lattanzio
Nesta obra, Lattanzio nos convida a pensar esse potencial como um devir-mulher, como uma forma de desarticulação da lógica fálica/binária que não se baseia mais na simples negação dessa lógica, e sim na possibilidade de enxertá-la com germes mutantes, levando-a a engendrar em suas próprias engrenagens os agentes de sua decomposição. Esta pode ser uma das contribuições da psicanálise para avançarmos rumo a um grau mais elevado de liberdade e criatividade: um devir-mulher funcionando como inspiração para modos de subjetivação cada vez mais permeáveis à alteridade e capazes, entre outras vantagens, de ver na existência dos gêneros um grande enigma e, logo, uma grande interrogação de todas as certezas sobre o que é ser homem ou mulher. Não é pouca coisa.
Saúde LGBTQIA+ : práticas de cuidado transdisciplinar
Saulo Vito Ciasca, Andrea Hercowi
Este livro procura instrumentalizar os profissionais da saúde com abordagens da população LGBTQIA+, cobrindo desde aspectos específicos da anamnese e exame físico, até cuidados com pessoas que se encontram em condições de maior vulnerabilidade. O leitor também encontrará uma lista de responsabilidades e competências para cada profissão e especialidade médica relacionada à saúde das pessoas com diversidade sexual e de gênero, que o auxiliará na sua prática clínica. Este livro é indicado para clínicos gerais, residentes, docentes, profissionais e estudantes de graduação da área da saúde.
Nome Civil da pessoa natural, 1ª edição
Leonardo Brandelli
Com farta base doutrinária e jurisprudencial, a obra trata do instituto do nome civil da pessoa natural. Um de seus objetivos é facilitar a compreensão tanto dos aspectos teóricos do nome civil quanto das questões de ordem prática. O autor analisa problemas cotidianos com nomes que causam constrangimento, troca de nome após cirurgia de mudança de sexo, por exemplo, na perspectiva da defesa dos direitos personalíssimos.
CONSULTA E EMPRÉSTIMO
O serviço de consulta e empréstimo da Biblioteca Madalena Serejo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, obedecendo as recomendações higiênico-sanitárias dos órgãos competentes e instituições internacionais e nacionais da área da informação. A equipe da Biblioteca também atende solicitações de pesquisa e esclarecimentos de dúvidas pelo e-mail bibliotecaesmam@tjma.jus.br.
Mais informações, na ESMAM, Rua Búzios, SN - Calhau ou pelo telefone (98) 3235 3231.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231
GALERIA DE FOTOS
Escola da Magistratura
ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais
-
22/03/2023
Seminário de Introdução à Pesquisa Judiciária
-
22/03/2023
ESMAM realiza nova turma de Formação de Formadores
-
23/03/2023
TJMA realiza seminário e oficinas sobre inovação e inclusão
-
21/03/2023
Julgamento na perspectiva de gênero é tema do próximo curso da ESMAM