Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Evento discutirá protagonismo juvenil na resolução de conflitos

As inscrições para os públicos interno externo vão até 18 de novembro

Publicado em 16 de Nov de 2022, 11h00. Atualizado em 17 de Nov de 2022, 8h36
Por Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura realiza, no dia 22 de novembro, a partir das 8h30, no auditório da Associação dos Magistrados (Calhau), o Seminário O Protagonismo Juvenil na Promoção da Garantia de Direitos e Construção de Diálogos Restaurativos. O evento é destinado a profissionais do Judiciário, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e demais instituições da rede de atendimento socioeducativo do Maranhão. As inscrições podem ser realizadas no período de 7 a 18 de novembro .

Promovido em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e o Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJUR), o evento tem o objetivo de promover o debate sobre a inclusão ativa de adolescentes nos processos e espaços em que participam. A proposta pedagógica é de estimular a mudança de paradigma, tornando-os protagonistas na construção da paz social, mediante soluções pacíficas de seus conflitos.

O Seminário propõe, ainda, o diálogo intersetorial com instituições que atuam na área da Infância e Juventude, oportunidade em que serão compartilhadas boas práticas, assim como reavaliação de iniciativas já implementadas e os avanços já conquistados. A proposta é fortalecer a atuação interinstitucional e ampliar aos jovens a promoção do acesso a direitos.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

Com duração de 6 horas e vagas limitadas, o evento será certificado pela ESMAM e as inscrições podem ser feitas pelo sistema Tutor (para profissionais do TJMA) ou no formulário abaixo (público externo):

INSCRIÇÕES PARA PROFISSIONAIS DO TJMA  AQUI

INSCRIÇÕES PÚBLICO EXTERNO AQUI


SOBRE OS PALESTRANTES

Rodrigo Rodrigues Dias – Juiz da Vara da Infância e Juventude de Toledo (PR), onde também é coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Presidente do Fórum Estadual dos Juízes da Infância e da Juventude do Paraná e coordenador estadual da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e da Juventude. Doutorando em Direito e mestre em Ciências Sociais, Instrutor de Mediação e Conciliação Judicial, pelo CNJ. Instrutor de Práticas Restaurativas, Círculos de Construção de Paz. Formador de formadores pela ENFAM e professor do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG) e Escola da Magistratura do Paraná.

Carla Costa Pinto – Mestre em Direito e Instituição do Sistema de Justiça e doutoranda em Políticas Públicas. Pesquisadora e consultora Jurídica em Infância e Juventude e Justiça Restaurativa, facilitadora de práticas restaurativas e círculos de construção de paz. Articuladora da Rede Maranhense de Justiça Juvenil Restaurativa. É professora da Universidade CEUMA e do Centro Universitário Estácio. 

Edinaldo César Santos Júnior – Juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Especialista, mestre e doutorando em Direitos Humanos. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Sergipe. Professor de Direitos Humanos e Políticas Raciais da ENFAM. Foi membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura – CNPCT.

Karyna Batista Sposato – Professora adjunta e coordenadora dos Observatórios Sociais da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Direito e mestra em Direito. Coordena o Doutorado Interinstitucional em Direito (DINTER) UFS/UFBA. Membro e integrante do Conselho Científico do Centro Iberoamericano de Derechos del Niño  e  integrante da Rede Internacional de Direito Constitucional Familiar. Atua como Consultora das Nações Unidas pela Infância. Tem publicações e experiência acadêmica nas áreas de Direito da Criança e do Adolescente.

Keila Carvalho – Graduada em Educação Física e graduanda em Direito. É formadora do Instituto Brasileiro das Práticas Restaurativas e servidora da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Coordenadoria de Projeto para Desporto.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: (esmam@tjma.jus.br)
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS