Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedoria discute metas e apresenta novos projetos

As apresentações foram feitas pelos líderes de cada setor em Reunião de Avaliação Estratégica

Publicado em 12 de Ago de 2024, 17h08. Atualizado em 4 de Set de 2024, 13h09
Por Denise Araújo

Na manhã desta segunda-feira (12/08), a Corregedoria-Geral de Justiça do Estado (CGJ-MA) promoveu a I Reunião de Avaliação Estratégica no auditório do Centro Administrativo (Rua do Egito), com o objetivo de conhecer os projetos que estão sendo executados, elencar indicadores e avaliar as metas traçadas ao decorrer do período de 100 dias de gestão.

Na abertura, o corregedor, desembargador José Luiz Almeida, reforçou a importância da união de todos os integrantes para o melhor desempenho das atividades, sempre em busca de melhorias na produtividade e no empenho aos serviços prestados à população maranhense. "Só estamos começando a nossa jornada", afirmou.
Foi apresentado o andamento dos principais projetos que fazem parte do biênio 2024/2026, assim como os planos e metas elencados por cada setor. Em destaque estão os projetos idealizados para o incremento da produtividade nas unidades judiciais do Estado.

PROJETOS
Estiveram presentes os representantes das Coordenadorias e Assessorias da CGJ, a Diretoria do Fórum Sarney Costa e do Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais (NAUJ). Na oportunidade, foram apresentados os planos de gestão, juntamente com as ações que estão sendo implementadas e os principais resultados ao longo do período. A equipe mostrou empenho no aumento da produtividade, aliado à inovação com o auxílio da tecnologia no avanço dos serviços prestados.

A Coordenadoria de Planejamento e Inovação, representada pela juíza Kariny Reis e pela coordenadora Hayla Araújo, apresentou as diversas mudanças que já estão sendo implementadas em prol do aprimoramento das atividades. Além de apresentar os principais projetos que já estão em andamento, tais como “Produtividade Extraordinária”, “Juiz Extraordinário” e “Secretaria Extraordinária”, também foi apresentado o diagnóstico dos indicadores e diretrizes de responsabilidade da CGJ, evidenciando a importância de promover inovação e uma gestão judicial baseada em dados para a tomada de decisões cada vez mais estratégicas.

METAS
Na ocasião, o NAUJ, representado pelo juiz Ferdinando Sousa, ressaltou o empenho da equipe no aumento recorde de julgamentos nas áreas de Violência Doméstica, Ações de Saúde e Ambientais, assim como na diminuição do percentual da taxa de congestionamento, compromissos da Corregedoria para garantir a eficiência e celeridade do Judiciário, resultante de um trabalho conjunto com os juízes auxiliares, assessores, servidores e residentes.

Em busca de melhores resultados, a Corregedoria-Geral também demonstrou os principais desafios enfrentados pelas comarcas do Estado. No período de 100 dias, a Coordenadoria das Serventias Judiciais, representada pela juíza auxiliar, Lavínia Macedo e a coordenadora Teresa Sales, realizou 26 correições ordinárias e 2 correições extraordinárias, totalizando mais de 3.290 processos correicionados. As ações formam um conjunto de esforços para a melhoria das estruturas dos procedimentos, otimização dos dados e acompanhamento constante das metas instauradas pelo Conselho Nacional de Justiça.

AVANÇO NA PRODUTIVIDADE

O desembargador José Luiz parabenizou os esforços geridos por cada equipe que integra o quadro da CGJ, reforçando o empenho no aumento da produtividade e na criação de uma justiça mais célere para melhor atender a população. “Com ações permeadas pelo sentimento de fazer o certo”, afirmou o corregedor.

Estiveram presentes, em ordem de apresentações, o juiz Ferdinando Serejo, representando o NAUJ, na sequência, a diretora do Fórum, Andréa Perlmutter, que apresentou o plano de gestão dos setores do fórum da capital. A juíza auxiliar, Lavínia Macedo e a coordenadora Teresa Sales. Apresentaram também, a supervisora Patrícia Farias, representando a Coordenadoria dos Juizados Especiais, o assessor Eduardo Freire, da Assessoria de Informática, contando também com a presença da assessora de comunicação Isabella Carolina.

Participaram também, o juiz Marcelo Moreira e o coordenador Marcelo Augusto, representando a Assessoria Jurídica da CGJ, a Coordenadoria de Reclamações e Processos Disciplinares, representada pela coordenadora, Evilene Cabral, e a chefe da Divisão de Avaliação de Juízes, Conceição Nogueira. Já pela Coordenadoria de Finanças e de Pessoal, a Divisão de Atos e Registros e Divisão de Castro, apresentou a coordenadora, Diana Teles.

E pela Coordenadoria de Planejamento e Inovação, apresentou a juíza Kariny Reis e a coordenadora, Hayla Araújo. Concluindo com a apresentação da Coordenadoria Administrativa, representado pelo coordenador, Tamer Heluy. A reunião contou com a presença da diretora da Secretaria da CGJ, Allana Prazeres, da juíza Tereza Nina, coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica do TJMA e demais servidores da CGJ.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS