Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Projeto Prioridade no Tempo Certo potencializa a qualidade e eficiência dos serviços judiciais

A iniciativa integra, junto com outros projetos, o Programa de Redução dos Tempos Médios dos Processos

Publicado em 10 de Jul de 2024, 9h22. Atualizado em 11 de Jul de 2024, 16h50
Por Natasha Olenka

Como parte integrante do Programa de Redução dos Tempos Médios dos Processos, a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA) lança o projeto "Prioridade no Tempo Certo", que tem como principal objetivo melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços judiciais, dividindo suas ações em quatro eixos estratégicos: : I- Eixo Processos Pendentes Líquidos; II Eixo Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, feminicídio e medidas protetivas de urgência; III- Eixo Ações de judicialização da saúde; IV- Eixo Ações Penais.

O primeiro, o Eixo Processos Pendentes Líquidos, tem como objetivo reduzir o tempo de duração dos processos pendentes líquidos, ou seja, todos os processos de conhecimento que ainda não foram baixados, excluindo aqueles suspensos, sobrestados ou em arquivo provisório. Atualmente, o tribunal contabiliza 787 dias para a baixa dessas ações, um desempenho que rendeu a pontuação mínima no Prêmio CNJ de Qualidade/2024. A meta é reduzir esse tempo para alcançar, a curto prazo, 35 pontos (entre 501 e 700 dias) e, a médio prazo, 50 pontos (até 500 dias).

Para atingir esses objetivos, o projeto busca conscientizar juízes(as) e servidores(as) sobre a importância de gerenciar o tempo dos processos pendentes líquidos e os impactos negativos da duração prolongada dos mesmos. A promoção de uma Justiça de qualidade em um tempo razoável é essencial para o Poder Judiciário.

Esse desafio exige a colaboração de todos(as) os(as) envolvidos(as) no Sistema de Justiça e a manutenção de esforços contínuos para reduzir a taxa de congestionamento processual. Novas estratégias são necessárias para resolver rapidamente as demandas que mais contribuem para o aumento do tempo dos processos. Através da conscientização, capacitação, acompanhamento e elaboração de planos de ação baseados em diagnósticos detalhados, o tribunal pretende renovar o acervo processual, enfrentando os processos mais antigos e evitando que os novos ultrapassem o tempo ideal de tramitação.

O projeto busca, ainda, promover uma cultura onde os processos sejam julgados em tempo razoável, apesar das dificuldades, o que contribuirá para aumentar a confiança da população nas instituições e garantir a efetividade dos direitos reconhecidos.

O Eixo Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Feminicídio e Medidas Protetivas de Urgência tem foco em uma resposta mais rápida e eficaz na garantia da segurança e proteção das mulheres.

Já o Eixo Ações de Judicialização da Saúde concentra-se em ações que buscam soluções mais céleres e eficientes para atender as demandas de saúde que chegam ao judiciário, assegurando o acesso de forma mais efetiva para a população.

O 4º eixo, focado nas ações penais, busca otimizar o processamento e julgamento dos casos criminais, garantindo que a justiça penal seja aplicada de forma justa e em tempo hábil, respeitando os direitos de todas as partes envolvidas.

O projeto "Prioridade no Tempo Certo" reforça o compromisso da CGJ MA com a melhoria contínua da eficiência judicial e a promoção de uma Justiça mais rápida e eficaz.

Assessoria de Comunicação  
Corregedoria Geral da Justiça  
asscom_cgj@tjma.jus.br


 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS