“Linguagem Simples, Informação Inclusiva e Conhecimento Universal”. Esse é o tema da palestra virtual que será ministrada pelo juiz Alexandre Lopes de Abreu, titular do 5º Juizado Cível e das Relações e Consumo, no dia 9 de abril, às 19h30, aos estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A palestra será apresentada na aula inaugural da 10ª Turma do Projeto “Formação Discente Pesquisador “, realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do curso de extensão.
A formação tem como objetivo capacitar, orientar e ensinar os alunos, tanto da UFMA e de outras instituições, nos fundamentos da pesquisa e na elaboração de artigos científicos.
“A proposta é incutir nos estudantes que irão trabalhar em pesquisas a produção de documentos que produzam conhecimento inclusivo, com uso de Linguagem Simples”, explica o juiz.
AÇÕES COMPARTILHADAS
A ação também integra as ações do “Programa de Desenvolvimento de Ações Compartilhadas”, desenvolvido pelo 5ª Juizado Cível, em parceria com estudantes do curso de Comunicação Social da UFMA.
Esse programa se destina à simplificação dos documentos produzidos pelo 5º Juizado Cível, com a produção de comunicações ao público utilizando linguagem simples, apresentada de forma mais compreensível ao cidadão.
Na mesma data da palestra do juiz, será ministrada a palestra “Desafios da Pesquisa na atualidade: do compromisso ético ao compromisso político na produção do conhecimento”, pela professora Sannya Fernanda Rodrigues.
As palestras da 10ª Turma do Projeto Formação Discente Pesquisador serão transmitidas pelas plataformas sociais Instagram, You Tube e Spotify.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br