Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

2ª Vara Criminal de Bacabal divulga agenda de julgamentos

18/01/2023
Michael Mesquita

A 2ª Vara Criminal da Comarca de Bacabal anunciou duas sessões do Tribunal do Júri para os próximos dias, as primeiras de 2023. Os júris estão marcados para as datas de 31 de janeiro e 10 de fevereiro, sob presidência da juíza Gláucia Helen Maia de Almeida, titular da unidade judicial. Na primeira sessão, o réu será Cleonildo Martins do Santos, acusado de prática de crime de tentativa de homicídio que teve como vítima o próprio pai, Milton Costa dos Santos. O delito ocorreu em 15 de setembro de 2021, no povoado Constâncio, localidade do município de Lago Verde, termo judiciário de Bacabal.

Constou do inquérito policial que, na data local acima citados, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada, no sentido de atender uma ocorrência do tipo atrito familiar. Chegando lá, no endereço descrito, onde encontraram Cleonildo agredindo o próprio pai com um pedaço de madeira, gritando que iria matá-lo, sendo necessário o uso da força policial para contê-lo. A vítima foi encaminhada ao hospital, onde ficou internada. Perante a autoridade policial, em depoimento, o denunciado negou a prática do ilícito. A denúncia ressalta que Cleonildo somente não matou Milton por causa da intervenção dos policiais, que chegaram no momento da agressão.

AJUDA DE ADOLESCENTES

Na outra sessão, o réu será José Orlando Alves, acusado de ter matado, com a ajuda de dois adolescentes, a vítima Diego Castro da Silva, em 16 de julho de 2017. O crime ocorreu nas proximidades do Lago da Cigana, Rio Mearim, no Bairro Santos Dumont, em Bacabal. Narrou a denúncia que, agindo por motivo torpe e impossibilitando a defesa do ofendido, o denunciado efetuou quatro disparos de arma de fogo, dos quais um atingiu o tórax da vítima, causando-lhe a morte. 

A polícia apurou que, no momento do fato, o ofendido estava no Rio Mearim tomando banho na companhia de algumas pessoas. Quando já estava saindo do local, Diego foi abordado por José Orlando, que estava acompanhado dos adolescentes. Ato contínuo, um dos menores pediu um isqueiro ao ofendido, momento em que o outro adolescente entregou ao denunciado um revólver. Em seguida, José Orlando, sem dizer nenhuma palavra, efetuou quatro disparos na direção de Diego, que foi atingido por um tiro no tórax. Após presenciarem o fato, os colegas da vítima começaram a correr, com medo de também serem atingidos pelos disparos. 

Conforme o que foi apurado, o denunciado agiu por vingança, tendo em vista que um dos adolescentes acreditavam que a vítima havia perdido uma arma de fogo de sua propriedade, razão pela qual já havia ameaçado Diego.

As sessões serão realizadas no Salão do Júri do Fórum de Bacabal.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS