A Corregedoria do Poder Judiciário do Maranhão agora dispõe de um Painel de Indicadores, ferramenta de monitoramento e gestão de processos, com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho judicial e o cumprimento de metas de produtividade.
O Painel foi criado em 12 de março, pelo Provimento nº 7/2025, com o objetivo de cumprir as metas nacionais do Judiciário para 2025 e o compromisso em aprimorar os resultados dos requisitos do eixo Produtividade do Prêmio “CNJ de Qualidade”.
Com essa ferramenta, a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) vai realizar o monitoramento contínuo dos processos judiciais em tramitação em todo o Estado e identificar os que demandam atenção prioritária nas unidades judiciais.
Tela do Painel de Indicadores, disponível na página da CGJ-MA no portal do Poder Judiciário
PROCESSOS MONITORADOS
O monitoramento se dará por meio da lista "Processos Monitorados", que será atualizada periodicamente, garantindo o funcionamento do monitoramento do Painel de Indicadores, com acesso disponível no Portal do Poder Judiciário, na página da Corregedoria da Justiça – na área dos quadros de destaques.
Conforme as regras estabelecidas pela CGJ-MA, juízes e juízas, servidores e servidoras deverão acompanhar e priorizar a movimentação dos processos incluídos na seção "Processos Monitorados", adotando as providências necessárias para garantir o devido tratamento e maior celeridade processual.
A partir do décimo primeiro dia de inclusão dos processos na lista de “Processos Monitorados”, juízes e juízas vinculados ao Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais (NAUJ) poderão atuar nesses processos, para auxiliar as unidades judiciárias a alcançar as metas de produtividade.
PAINEL DE INDICADORES
No painel podem ser consultadas informações sobre os indicadores quanto ao julgamento de processos de feminicídios, medidas protetivas, saúde, Tribunal do Júri, ações ambientais, atos infracionais, processo antigos, IAD Ambiental e índices relativos à Taxa de Congestionamento, Tempo Pendente Líquido e Tempo de Ações Penais.
Também estão disponíveis informações sobre as metas nacionais do Poder Judiciário e o Prêmio “CNJ de Qualidade”, pelo qual o Conselho Nacional de Justiça avalia e premia os tribunais brasileiros em quatro eixos principais: governança; produtividade; transparência; dados e tecnologia.
O prêmio do CNJ utiliza uma metodologia de avaliação dos tribunais sob o olhar do acompanhamento das políticas judiciárias, eficiência, gestão e organização de dados. Em cada segmento de justiça, os tribunais são classificados em quatro categorias, a saber: “Excelência, “Diamante”, “Ouro” e “Prata”.
O correio eletrônico (assinf_cgj@tjma.jus.br) foi colocado à disposição das equipes das unidades judiciais, para esclarecimento de dúvidas sobre o uso do painel de monitoramento.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br