No dia 12 de janeiro de 2026, às 9h, será instalada a Correição Geral Ordinária para fiscalização dos processos da 2ª Vara de Interdição, Sucessões e Alvarás da Comarca da Ilha de São Luís, com encerramento previsto para o dia 30 de janeiro, às 12h, caso o prazo não seja estendido.
Durante a correição não haverá suspensão dos trabalhos, interrupção da distribuição, transferência das audiências, nem prejuízo no atendimento às partes e procuradores, visando evitar o prejuízo aos trabalhos normais da unidade.
A correição foi determinada pela juíza auxiliar Luciany Ferreira Miranda, respondendo pela 2ª Vara de Interdição, Sucessões e Alvarás de São Luís, por meio da Portaria -TJ - 4666/2025, de 5 de dezembro de 2025.
AMOSTRAGEM
A portaria informa que a correição ordinária será feita por amostragem, abarcando 80 processos escolhidos aleatoriamente, bem como os 20 processos mais antigos do estoque em andamento na vara.
A juíza determinou a publicação de Edital anunciando a correição e convidando o povo em geral a trazer suas sugestões e reclamações, que deverão ser apresentadas pessoalmente por escrito, ou por meio eletrônico (sec2varainterdicao@tjma.jus.br) enquanto durarem os trabalhos.
A correição foi comunicada à presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, Corregedoria Geral de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão (OAB/MA), Defensoria Pública Estadual, Procuradoria Geral de Justiça, diretoria do Fórum e Ministério Público Estadual com atuação na Vara.
CORREIÇÃO ORDINÁRIA
A correição ordinária realizada pelo juiz de direito da comarca, vara ou juizado tem o objetivo de analisar a regularidade dos processos judiciais; medir o tempo de cumprimento pela secretaria das determinações judiciais; constatar a regularidade na remessa das informações mensais ao Conselho Nacional de Justiça e à Corregedoria Geral da Justiça; verificar as condições de armazenamento dos processos em curso e verificar o lançamento dos atos nos autos, dentre outras obrigações legais.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br