A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) mobiliza juízes, juízas e equipes de trabalho das secretarias judiciais das unidades judiciais para a reta final do prazo para o cumprimento das metas de desempenho (1, 2-B e 10) da Justiça estadual para 2025, com a aproximação do fim de ano.
Segundo informações da Coordenadoria de Planejamento e Inovação da CGJ-MA, a Meta 1 está sendo cumprida proporcionalmente (110,97%), embora ainda inclua os processos distribuídos até o dia 19 de dezembro, e os percentuais de cumprimento das metas 2-B (84,93%) e 10 (98,15%) ainda deverão ser alcançadas - conforme as estatísticas desta segunda-feira, 10.
Essas três metas fazem parte das dez Metas Nacionais do Poder Judiciário de 2025, para reconhecer o mérito de órgãos da Justiça em eficiência e qualidade na entrega dos serviços judiciários à população.
PAINEL DE INDICADORES
Diante da proximidade do encerramento do período de apuração das metas, a Corregedoria ressalta a importância do comprometimento de magistrados, magistradas, servidores e servidoras na execução das ações necessárias ao alinhamento institucional, de modo a assegurar o cumprimento das metas estabelecidas para o exercício.
Por meio do Painel de Indicadores, ferramenta de gestão criada para monitorar e acompanhar o cumprimento das metas, a gestão da Corregedoria e equipes das unidades judiciais podem analisar as estatísticas atualizadas sobre o desempenho de cada unidade.
No painel é possível verificar a situação de cada uma das 10 metas, os indicadores incluídos na premiação do CNJ, os processos pendentes a julgar, e em quais unidades, que impactam no seu cumprimento. Conforme os dados, a Meta 10, por exemplo, faltam 96 processos para ser cumprida pela Justiça de Primeiro Grau. Já quanto à Meta 2-B, faltam 123 processos para ser alcançada.

Meta 1
![]()
Meta 2
![]()
Meta 10
ENTENDENDO AS METAS
Conforme estabelecido pelo Judiciário nacional, a Meta 1 tem por objetivo julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos, no período de 20/12/2024 a 19/12/2025, excluídos os processos suspensos ou sobrestados, no mesmo período.
A Meta 2-B exige julgar 100% dos processos de conhecimento antigos pendentes de julgamento há 15 anos (2010) ou mais.
Por último, a Meta 10 busca identificar e julgar, até 31/12/2025, no primeiro grau da Justiça, 90% e no 2º grau, 100% dos processos em fase de conhecimento, nas competências da Infância e Juventude Cível e de apuração de ato infracional, distribuídos até 31/12/2023 nessas instâncias da Justiça.
ORIENTAÇÃO
A orientação da Coordenadoria de Planejamento é para que as equipes das unidades consultem diariamente o Painel de Indicadores, para orientar os trabalhos, objetivando o alcance das metas estabelecidas, no prazo previsto.
A fim de promover maior eficiência e qualidade nos serviços prestados, as equipes também dispõe do Manual “Orientações para as Unidades Judiciais de 1º Grau”, útil para orientar gabinetes e secretarias judiciais no acompanhamento das metas e critérios do Prêmio CNJ de Qualidade.
Consulte o Painel de Indicadores:
Consulte o Manual “Orientações para as Unidades Judiciais de 1º Grau”:
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br