Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Fim de ano exige monitoramento diário de metas de julgamento na Justiça estadual

CGJ-MA orienta equipes de trabalho no alcance das metas de desempenho do Judiciário nacional

Publicado em 10 de Nov de 2025, 14h00. Atualizado em 10 de Nov de 2025, 14h29
Por Helena Barbosa

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) mobiliza juízes, juízas e equipes de trabalho das secretarias judiciais das unidades judiciais para a reta final do prazo para o cumprimento das metas de desempenho (1, 2-B e 10) da Justiça estadual para 2025, com a aproximação do fim de ano.

Segundo informações da Coordenadoria de Planejamento e Inovação da CGJ-MA, a Meta 1 está sendo cumprida proporcionalmente (110,97%), embora ainda inclua os processos distribuídos até o dia 19 de dezembro, e os percentuais de cumprimento das metas 2-B (84,93%) e 10 (98,15%) ainda deverão ser alcançadas - conforme as estatísticas desta segunda-feira, 10.

Essas três metas fazem parte das dez Metas Nacionais do Poder Judiciário de 2025, para reconhecer o mérito de órgãos da Justiça em eficiência e qualidade na entrega dos serviços judiciários à população.

PAINEL DE INDICADORES

Diante da proximidade do encerramento do período de apuração das metas, a Corregedoria ressalta a importância do comprometimento de magistrados, magistradas, servidores e servidoras na execução das ações necessárias ao alinhamento institucional, de modo a assegurar o cumprimento das metas estabelecidas para o exercício.

Por meio do Painel de Indicadores, ferramenta de gestão criada para monitorar e acompanhar o cumprimento das metas, a gestão da Corregedoria e equipes das unidades judiciais podem analisar as estatísticas atualizadas sobre o desempenho de cada unidade. 

No painel é possível verificar a situação de cada uma das 10 metas, os indicadores incluídos na premiação do CNJ, os processos pendentes a julgar, e em quais unidades, que impactam no seu cumprimento. Conforme os dados, a Meta 10, por exemplo, faltam 96 processos para ser cumprida pela Justiça de Primeiro Grau. Já quanto à Meta 2-B, faltam 123 processos para ser alcançada.  

Meta 1

Meta 2

Meta 10

ENTENDENDO AS METAS

Conforme estabelecido pelo Judiciário nacional, a Meta 1 tem por objetivo julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos, no período de 20/12/2024 a 19/12/2025, excluídos os processos suspensos ou sobrestados, no mesmo período.

A Meta 2-B exige julgar 100% dos processos de conhecimento antigos pendentes de julgamento há 15 anos (2010) ou mais.

Por último, a Meta 10 busca identificar e julgar, até 31/12/2025, no primeiro grau da Justiça, 90% e no 2º grau, 100% dos processos em fase de conhecimento, nas competências da Infância e Juventude Cível e de apuração de ato infracional, distribuídos até 31/12/2023 nessas instâncias da Justiça.

ORIENTAÇÃO

A orientação da Coordenadoria de Planejamento é para que as equipes das unidades consultem diariamente o Painel de Indicadores, para orientar os trabalhos, objetivando o alcance das metas estabelecidas, no prazo previsto.

A fim de promover maior eficiência e qualidade nos serviços prestados, as equipes também dispõe do Manual “Orientações para as Unidades Judiciais de 1º Grau”, útil para orientar gabinetes e secretarias judiciais no acompanhamento das metas e critérios do Prêmio CNJ de Qualidade.

Consulte o Painel de Indicadores: 

https://lookerstudio.google.com/u/0/reporting/194bf680-95af-46cd-8c60-383210c589dd/page/p_3qe1fmlb7c?s=ix-oITc5iNc

Consulte o Manual “Orientações para as Unidades Judiciais de 1º Grau”: 

https://www.tjma.jus.br/midia/gecgj/pagina/hotsite/508739/orientacoes-para-as-unidades-judiciais-de-1o-grau-gabinete-e-secretaria-judicial

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS