Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Planejamento Estratégico e Metas do CNJ são temas de palestra para servidores e magistrados

Publicado em 31 de Out de 2025, 12h33. Atualizado em 31 de Out de 2025, 12h37
Por Michael Mesquita

Capacitar, esclarecer e debater sobre o entendimento e aplicação de metas do Conselho Nacional de Justiça de forma mais precisa: esta foi a pauta da palestra/formação promovida na manhã desta sexta-feira (31) pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e pela Corregedoria Geral da Justiça. O evento, direcionado a servidores (as) e magistrados (as) foi promovido de forma presencial, na Escola Superior da Magistratura do Maranhão, e na forma videoconferência, com transmissão pelo canal do youtube da ESMAM.

O evento foi aberto pelo presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, que falou sobre a  relevância do assunto e parabenizou a iniciativa. Os temas foram desenvolvidos e apresentados pelo Coordenador do Núcleo de Inteligência e Tecnologia da Informação da CGJ, Paulo Rocha Neto, pelo assessor de informática da CGJ, Eduardo Freire, e pelo chefe da Divisão de Regras e Negócios da Coordenadoria do PJe, Ricardo Dias Moreira. A palestra teve início com a exposição sobre o Prêmio CNJ, detalhando os requisitos e os indicadores levados em consideração pelo Conselho Nacional de Justiça, enfatizando o eixo relacionado à produtividade.

Com o objetivo de elevar o desempenho institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e aprimorar o serviço prestado à sociedade, os palestrantes esclareceram dúvidas sobre a automação de rotinas, a gestão orientada por resultados e a adoção de boas práticas administrativas. Para isso, diversos assuntos estiveram em pauta, como a tramitação processual, o tempo médio de duração do processo, a contagem desse tempo, baixa e arquivamento, entre outros. 

Toda a explanação foi realizada com interação em tempo real com os participantes, que puderam tirar as dúvidas sobre a rotina de trabalho. Tanto os participantes presenciais quanto os que acompanharam pelo youtube puderam interagir sobre o assunto. Para encerrar o evento, Ricardo Dias falou sobre metas, utilizando da mesma forma o sistema de explanação einteração em tempo real com os participantes.

A BUSCA PELA EFICIÊNCIA

A palestra teve como foco fortalecer o planejamento e a execução das Metas Nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) — diretrizes estratégicas que orientam os tribunais brasileiros na busca por mais eficiência, celeridade e qualidade na prestação jurisdicional.
O encontro busca capacitar os profissionais do Judiciário para compreender e aplicar as metas com maior precisão, incentivando a automação de rotinas. O objetivo é elevar o desempenho institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e aprimorar o serviço prestado à sociedade. 

A iniciativa também alinha-se às estratégias da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), que prioriza as ações voltadas à redução de retrabalho, aceleração do trâmite processual e aumento da efetividade das decisões judiciais — aspectos fundamentais para o reconhecimento do TJMA no Prêmio CNJ de Qualidade.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS