Há um mês em funcionamento no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), o Guarda-Roupa Social está disponível para pessoas em situação de vulnerabilidade social que precisam acessar serviços no Fórum. O equipamento tem o objetivo de ampliar o acesso à justiça às pessoas e levar dignidade e bem-estar à população.
Na sexta-feira passada, no dia 19, o aposentado José Santana Silva Vieira, de 62 anos, fez o uso do Guarda-Roupa Social. Na oportunidade, ele tomou banho e escolheu uma calça, uma camisa manga longa e um par de sapatos. O aposentado precisava ir à Vara do Idoso para tratar de questões relacionadas à sua identificação biométrica. José Santana, que reside em Santa Rita, localizada a 80km de São Luís, dirigiu-se diretamente ao Fórum de São Luís assim que chegou à capital. Ele estava vestindo bermuda e tinha a urgência de resolver sua situação na unidade judicial para conseguir acessar o sistema bancário e comprar sua casa própria.
O aposentado disse que estava satisfeito com o atendimento e que o Guarda-Roupa Social “é uma ótima oportunidade que foi criada para que pessoas como eu não precisassem voltar para trocar a roupa, além de ter evitado um gasto com a passagem e desperdício de tempo”. José Santana ainda acrescentou que pretende compartilhar a iniciativa com seus os amigos, “vou divulgar que existe hoje essa ferramenta para que a gente possa resolver nossas coisas”, afirmou.
Já a frentista, Roseli Sousa Bezerra, de 36 anos, moradora do bairro Coroadinho, compareceu a uma audiência em um dos juizados do Fórum na manhã da última sexta-feira. Roseli Bezerra escolheu uma calça do Guarda-Roupa Social e ressaltou que a proposta do equipamento é excelente e pode ajudar muitas pessoas. “Se eu fosse em casa, teria perdido a audiência e isso me prejudicaria. Esperei muito por essa audiência, se eu perdesse, teria que aguardar ainda mais tempo por outra audiência. Hoje, o Guarda-Roupa foi uma grande ajuda para mim”, afirmou a frentista.
O Guarda-Roupa Social do Fórum de São Luís funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. O espaço está localizado na parte externa e próximo a entrada do Fórum, tem uma área aproximada de 30 metros quadrados, dois banheiros, sendo um masculino e um feminino, equipados com chuveiro, vaso sanitário, ar-condicionado e pia. Também dispõe de cabideiros com roupas masculinas e femininas, além de estantes com acessórios, sapatos, kits de higiene pessoal, toalhas de banho e outros itens, com o objetivo de ajudar a resgatar a dignidade das pessoas e promover a inclusão social.
Para acessar o Guarda-Roupa Social, a pessoa precisa ir até a recepção do Fórum, apresentar um documento de identificação e preencher um formulário com a ajuda de um atendente. Depois disso, um servidor ou servidora irá acompanhá-la até o espaço. Lá, ela poderá escolher as roupas que deseja usar, tomar banho, se quiser, e resolver qualquer outra questão que tiver no Fórum. Ao terminar, a pessoa pode levar as roupas que pegou no Guarda-Roupa ou devolvê-las.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br