Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedoria realiza visitas aos Termos Judiciários de Raposa, Paço Lumiar e São José de Ribamar

Em visitas, o corregedor-geral destacou a importância da escuta ativa e do suporte às equipes

Publicado em 6 de Set de 2025, 15h45. Atualizado em 6 de Set de 2025, 15h59
Por Natasha Olenka

O acompanhamento de perto de cada unidade judicial no Maranhão segue firme. Na sexta-feira (5/9), o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luiz Almeida, fez visitas aos Termo Judiciários de Raposa, Paço Lumiar e São José de Ribamar. Em pauta, o avanço da produtividade em toda a Justiça de 1º grau e o agradecimento aos juízes, juízas, servidores e servidoras de cada unidade.

Na Raposa, o desembargador conversou com a juíza Rafaella de Oliveira Saif Rodrigues, titular da Vara Única do Termo Judiciário de Raposa. Ele comentou sobre o bom trabalho realizado na unidade e escutou atentamente os pleitos apresentados. Além disso, perguntou sobre a experiência com a correição automática, procedimento implantado pela Corregedoria para otimizar o trâmite processual e evitar a paralisação de processos na secretaria.

O magistrado enfatizou que a troca de experiências durante as visitas e a escuta sobre a realidade de cada unidade contribuem para o aprimoramento de iniciativas e para o suporte que a Corregedoria pode oferecer a cada juiz e juíza. “Esses momentos de diálogo são importantes, já que ouvimos as contribuições dos juízes e identificamos aquilo que ainda podemos melhorar”, detalhou.

Corregedor-geral em conversa com a juíza Rafaella de Oliveira

Em Paço Lumiar, o diálogo com os juízes titulares começou com o desembargador explicando a importância dos núcleos de monitoramento e de inteligência implantados pela Corregedoria. Ele ressaltou como o trabalho desses órgãos tem contribuído efetivamente para o aumento da produtividade da Justiça no Estado, que atualmente figura entre as três primeiras entre os tribunais de médio porte do país. O corregedor-geral destacou ainda que o trabalho realizado e seus resultados são fruto de uma construção coletiva, bem planejada e do engajamento de todos que compõem o Judiciário.

Reunião do desembargador José Luiz Almeida com juízes do Termo Judiciário de Paço do Lumiar

O juiz Jairon Ferreira de Morais, diretor do Fórum de Paço Lumiar, compartilhou suas vivências sobre o suporte oferecido pela Corregedoria de Justiça. Ele ressaltou que, desde 2022, tem construído, junto com outros magistrados, um bom trabalho e conquistado marcas positivas de produtividade.

Na ocasião, o corregedor também fez um agradecimento a todos que têm se empenhado em transformar a produtividade do Judiciário no Maranhão e em abraçar o compromisso de oferecer um bom serviço ao cidadão maranhense, revigorando, assim, muitas vezes, a esperança do jurisdicionado na Justiça.

Participaram desse encontro os juízes Gilmar de Jesus Everton Vale, Jairon Ferreira de Morais, Milvan Gedeon Gomes e João Pereira Neto, além de servidores e servidoras que compõem o quadro do Fórum de Paço do Lumiar.

A última visita da sexta-feira (5/9) foi ao Fórum de São José de Ribamar. O corregedor conversou com todos, agradeceu o trabalho dedicado de cada um e destacou o esforço, mesmo diante dos desafios da rotina, em garantir boas entregas e contribuir para o avanço da prestação jurisdicional. O desembargador José Luiz Almeida também ressaltou que as visitas às unidades permitem conhecer de perto rotinas e realidades que seriam impossíveis de serem percebidas de outra forma, além de reafirmar seu compromisso em oferecer o suporte necessário a cada unidade judicial.

Participaram da reunião a juíza Débora Jansen Castro Trovão e os juízes Joscelmo Sousa Gomes; Mário Márcio de Almeida Sousa e Lucio Fernandes Soares. 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS