Na tarde desta sexta-feira (5/9), o projeto Moda Legal realizou uma oficina no Instituto Pátio Verde, no bairro Itapera. A atividade marcou o início da nova parceria entre o projeto e o Instituto, que passa a integrar a rede de instituições receptoras das doações de roupas, resíduos têxteis e demais itens arrecadados pela iniciativa instituída pela Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA).
Na primeira oficina realizada no Instituto, as mulheres integrantes do Ateliê Encantos Criativos participaram de atividades que abordaram as etapas que antecedem a produção artística. Ministrada pela idealizadora e coordenadora do Moda Legal, Indira Muniz, a oficina ressaltou a importância da presença, da busca por novas referências e de como aplicá-las na criação de novas peças.
A atividade também apresentou diferentes formas de reutilizar resíduos têxteis, roupas e materiais na produção de novos itens comercializáveis, contribuindo para a redução do descarte de resíduos sólidos no meio ambiente. A oficina contou ainda com a participação da consultora de imagem Beatrice Pedraça, nova parceira do projeto, que compartilhou experiências sobre autoestima e destacou a importância da busca pela independência financeira das mulheres.
O Instituto Pátio Verde desenvolve diversas ações voltadas ao fortalecimento econômico e sustentável nas comunidades rurais. Entre elas, o Ateliê Encantos Criativos incentiva a produção artesanal feminina, promovendo integração e geração de renda. Em sua fala, a presidente do Instituto, Clesilma Sousa, agradeceu a parceria e destacou o impacto do projeto na vida das participantes.
“A partir desse momento elas vão acreditar muito mais nelas e nos sonhos que cada uma tem”, afirmou.