Na última terça-feira (26), a 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís, por meio da Divisão de Proteção Integral (DPI), entregou meia tonelada de alimentos não perecíveis às crianças que estão na unidade de acolhimento “Acolher e Amar”.
As doações foram entregues na instituição, que fica na capital maranhense. Elas foram arrecadadas pela empresa “Dux Produções”, que organiza eventos, por meio da parceria entre a 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís, através da DPI, e a própria empresa.
Atualmente a instituição “Acolher e Amar” acolhe 14 crianças, que têm de um a 12 anos. São meninos e meninas em situação de vulnerabilidade, que se encontram na unidade por laços rompidos com seus familiares, por terem tido seus direitos violados. A unidade faz o acolhimento institucional de crianças em medidas protetivas, garantindo direitos básicos (alimentação, saúde, educação, convivência comunitária); realiza acompanhamento psicossocial e a reinserção em família de origem ou família substituta.
Realizaram a entrega o coordenador e a coordenadora da DPI, Elliton Nunes e Dalva Castelo e o representante da empresa “Dux Produções”, Éder Silva, que foram recebidos pela assistente social, Liana Rego Lima, e pela coordenadora da unidade de acolhimento “Acolher e Amar”, Claudiane Martins.
Unidade de Acolhimento (UA) – é um equipamento da rede socioassistencial pública e privada que busca assegurar a proteção integral a indivíduos ou famílias. Uma Unidade de Acolhimento funciona como moradia provisória até que a pessoa acolhida possa retornar à família de origem ou, quando for o caso, encaminhada para família substituta ou, ainda, até que tenha condições de se manter por conta própria.
A DPI tem uma coleta permanente de doações para instituições, abrigos e demais unidades de acolhimento. Para doar, basta entrar em contato com o telefone da DPI – (98) 2055-2760, das 8h às 18h, de segunda a sexta. A unidade faz a remessa das doações. Podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, leite, utensílios para bebês.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br