A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) divulgou o resultado do primeiro “Desafio de Baixa Extraordinária”, realizado de 1º a 31 de julho de 2025, para estimular movimentos de baixa, principalmente nos processos mais antigos em andamento nas unidades judiciais do Maranhão.
De acordo com as estatísticas, em julho deste ano, a Justiça estadual superou, pela primeira vez na história do Judiciário maranhense, a marca de 100 mil processos baixados em um único mês, com 104.296 baixas registradas nas fases de conhecimento (inicial) e execução (final) dos processos.
Somente nos meses de junho e julho, a CGJ-MA registrou a baixa de 176.803 processos, considerada um “recorde absoluto”. Já no acumulado entre agosto de 2024 a julho de 2025, foram baixados 699.991 processos. Em relação ao período anterior – agosto de 2023 a julho de 2024 – quando foram baixados 640.355 processos, o aumento foi de 59.363 ou 9,5%.
DESAFIO BAIXA EXTRAORDINÁRIA
O indicador de baixa processual dos processos mais antigos repercute nos percentuais da Taxa de Congestionamento Líquida (TCLC), excluídos os processos de execução, é um dos critérios considerados pelo Conselho Nacional de Justiça para conceder o Prêmio “CNJ de Qualidade 2025”, aos tribunais de Justiça, pela excelência na gestão e prestação da Justiça.
Para estimular as unidades judiciais a disputar a premiação, a CGJ-MA criou o “Desafio de Baixa Extraordinária”, realizado de 1º a 31 de julho, envolvendo processos na fase de conhecimento (instrução e julgamento), com rsultados acompanhados pelo Painel de Indicadores, semanalmente. Os resultados da competição - 54.830 processos baixados - foram divulgados nesta terça-feira, 5.
Na classificação do desafio, a 1ª Vara da Comarca de Vargem Grande conquistou o primeiro lugar em baixas absolutas, por ter conseguido realizar 1.118 baixas. No segundo lugar, o 2º Juizado Cível e Criminal de Codó, com 710 baixas, e em terceiro lugar, a Vara única de Montes Altos, com 705 baixas. Já o Juizado Cível e Criminal de Bacabal, alcançou o primeiro lugar entre as unidades que realizaram mais baixas proporcionais, com 45,37% (377 baixas) em relação ao acervo pendente líquido, seguido pelo 13º juizado Cível de São Luís, com 42,45% (118 baixas) e pela Turma Recursal de Presidente Dutra, com 42,30% (129).
DEDICAÇÃO
Ao anunciar os resultados, o corregedor-geral da Justiça, confirmou o sucesso do desafio, e destacou a dedicação dos servidores e servidoras, magistrados e magistradas de todo o Estado, e equipes que fizeram uma competição saudável em que o grande vencedor foi o cidadão. “O desafio chegou ao fim, mas o nosso compromisso com a produtividade permanece. Cada baixa importa e cada unidade soma”, disse o corregedor.
A premiação consistirá no sorteio, entre os servidores e as servidoras das unidades premiadas, de passagens e diárias para participação em cursos em suas áreas de atuação. O sorteio será realizado em data a ser divulgada previamente nos canais de comunicação oficiais da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br