“Tenho muito respeito pelo trabalho realizado pela Defensoria. Estou aqui para reafirmar o meu apreço pela Instituição.” Assim o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luiz Almeida, iniciou o diálogo durante o cumprimento de agenda institucional na Defensoria Pública do Estado, órgão que compõe o Sistema de Justiça. Mais uma vez, o magistrado destacou a importância do bom relacionamento entre as instituições para a promoção e estruturação de uma prestação de serviço público eficiente para todos os maranhenses.
Em um clima amistoso e cordial, as autoridades compartilharam as dificuldades e avanços vivenciados em suas gestões. Entre as pautas, destacou-se o trabalho conjunto realizado entre as duas instituições, por meio do Termo de Cooperação Técnica firmado em setembro de 2024, que consolidou a união de esforços em prol de listas de processos prioritários. A iniciativa integra um conjunto de ações promovidas pela CGJ-MA para aumentar a produtividade e melhorar os serviços prestados à população, sem gerar custos adicionais.
O diretor-geral da Secretaria da CGJ, Mário Lobão, aproveitou a oportunidade para agradecer a cooperação da Defensoria, que proporcionou mais celeridade às ações de júri e penais no Estado, contribuindo para a elevação dos índices de produtividade e impactando positivamente, inclusive, na pontuação do Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça. “Muito se deve à disposição e à atuação da Defensoria Pública nas listas prioritárias”, enfatizou o diretor.
O corregedor também compartilhou os resultados exitosos do trabalho articulado desenvolvido pela Corregedoria, entre eles, os eixos bem-sucedidos do Projeto Produtividade Extraordinária, já elogiado no relatório de inspeção do Conselho Nacional de Justiça, em fevereiro deste ano.
O defensor público-geral, Gabriel Santana, elogiou o trabalho exercido pela Corregedoria, especialmente os painéis de monitoramento de produtividade. Destacou ainda a importância de um bom planejamento institucional e reforçou o bom relacionamento que mantém com o Poder Judiciário, fruto do estreitamento das relações com a Corregedoria Geral de Justiça do Estado.
Também participaram da reunião: Camila da Fonseca Bonfim Aliandro, 1ª Auxiliar da Defensoria Geral; Gil Henrique Mendonça Faria, 2ª Auxiliar da Defensoria Geral; e o diretor-geral da Defensoria, Luiz Otávio.
Corregedor-geral, José Luiz Almeida, e o defensor público-geral, Gabriel Santana.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br