Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Parceria entre Corregedoria e Defensoria gera resultados para os cidadãos maranhenses

O encontro institucional destaca resultados positivos do Termo de Cooperação Técnica e ações que contribuíram para o aumento da produtividade da Justiça 1º grau

Publicado em 29 de Jul de 2025, 11h40. Atualizado em 29 de Jul de 2025, 11h42
Por Natasha Olenka

“Tenho muito respeito pelo trabalho realizado pela Defensoria. Estou aqui para reafirmar o meu apreço pela Instituição.” Assim o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luiz Almeida, iniciou o diálogo durante o cumprimento de agenda institucional na Defensoria Pública do Estado, órgão que compõe o Sistema de Justiça. Mais uma vez, o magistrado destacou a importância do bom relacionamento entre as instituições para a promoção e estruturação de uma prestação de serviço público eficiente para todos os maranhenses.

Em um clima amistoso e cordial, as autoridades compartilharam as dificuldades e avanços vivenciados em suas gestões. Entre as pautas, destacou-se o trabalho conjunto realizado entre as duas instituições, por meio do Termo de Cooperação Técnica firmado em setembro de 2024, que consolidou a união de esforços em prol de listas de processos prioritários. A iniciativa integra um conjunto de ações promovidas pela CGJ-MA para aumentar a produtividade e melhorar os serviços prestados à população, sem gerar custos adicionais.

O diretor-geral da Secretaria da CGJ, Mário Lobão, aproveitou a oportunidade para agradecer a cooperação da Defensoria, que proporcionou mais celeridade às ações de júri e penais no Estado, contribuindo para a elevação dos índices de produtividade e impactando positivamente, inclusive, na pontuação do Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça. “Muito se deve à disposição e à atuação da Defensoria Pública nas listas prioritárias”, enfatizou o diretor.

O corregedor também compartilhou os resultados exitosos do trabalho articulado desenvolvido pela Corregedoria, entre eles, os eixos bem-sucedidos do Projeto Produtividade Extraordinária, já elogiado no relatório de inspeção do Conselho Nacional de Justiça, em fevereiro deste ano.

O defensor público-geral, Gabriel Santana, elogiou o trabalho exercido pela Corregedoria, especialmente os painéis de monitoramento de produtividade. Destacou ainda a importância de um bom planejamento institucional e reforçou o bom relacionamento que mantém com o Poder Judiciário, fruto do estreitamento das relações com a Corregedoria Geral de Justiça do Estado.

Também participaram da reunião: Camila da Fonseca Bonfim Aliandro, 1ª Auxiliar da Defensoria Geral; Gil Henrique Mendonça Faria, 2ª Auxiliar da Defensoria Geral; e o diretor-geral da Defensoria, Luiz Otávio.

Corregedor-geral, José Luiz Almeida, e o defensor público-geral, Gabriel Santana.

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça

asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS