A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) realiza Correição Ordinária nos serviços da secretaria e do gabinete judicial, no período de 23 a 25 de abril, na 2ª (23), 3ª (24) e 9ª (25) Vara Cível do de São Luís, conforme a Portaria-CGJ n.º 1535, de 15 de abril de 2025.
A correição atuará de modo virtual para monitorar a produtividade das unidades judiciárias no julgamento dos processos, com a finalidade de cumprir as metas de desempenho estabelecidas pelo Judiciário Nacional, por meio do Conselho Nacional de Justiça e pela própria Corregedoria, para este ano.
Os percentuais de julgamento da demanda, nas espécies de processos de competência dessas unidades, incluídos nas metas, serão considerados na avaliação do desempenho pela CGJ-MA, durante a análise do andamento dos processos, por meio do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe).
PROCESSO MAIS ANTIGOS
Segundo Maira Castro, coordenadora do setor das serventias judiciais da CGJ-MA, serão escolhidos os 20 processos mais antigos em andamento nas varas e os que estão sem movimentação, que estejam vinculados às metas do CNJ e CGJ-MA.
Também serão escolhidos os processos conclusos (prontos para decisão judicial) há mais de 100 dias nessas três varas, principalmente na 9ª Vara Cível, a qual deve seguir diretrizes determinadas em relatório de inspeção do CNJ, realizada em 2021, que recomendou priorizar os processos que estão paralisados, no prazo mencionado.
A juíza Lavínia Helena Macedo Coelho, auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, foi designada pelo corregedor-geral, desembargador José Luiz Almeida, para coordenar as atividades da correição, com o apoio das assessoras jurídicas Maíra Lopes de Castro, Helyrose Rosely Santos da Silva e Beatriz Cantanhede Carvalho.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br