A 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís, por meio da Divisão de Proteção Integral (DPI), fez a doação de 100 ovos de Páscoa, além de roupas, calçados e brinquedos, para as crianças e adolescentes de instituições de acolhimento da capital.
As doações foram entregues no Lar de José, Casa Sonho de Criança, Acolher e Mar, além do Lar Calábria. Atualmente essas instituições mantém cerca de 80 acolhidos, além do atendimento realizado com outras crianças e adolescentes da comunidade.
O coordenador da DPI, Elinton Nunes, disse que a campanha, ocorrida de 15 de março até 11 de abril, foi a primeira idealizada pelos Comissários de Justiça no período da Páscoa. A iniciativa contou com o apoio do juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, José Américo Abreu Costa, e servidores da unidade judiciária.
Essas e as demais instituições de acolhimento da capital são acompanhadas pela 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís que tem um sistema de monitoramento frequente das crianças e adolescentes que estão nessas entidades e com isso é feito um controle mais eficiente da situação dos acolhidos.
A unidade judiciária realiza audiências concentradas nessas instituições duas vezes no ano, preferencialmente nos meses de maio e novembro, para discutir conjuntamente a situação processual de cada criança e adolescente caso de forma individualizada, para que se agilize a reinserção familiar ou colocação em família substituta mediante guarda ou adoção.
Das audiências concentradas, presididas pelo juiz, participam promotores de Justiça, defensores públicos e suas equipes técnicas, além da equipe da Vara da Infância e os profissionais das instituições de acolhimento.
Valquíria Santana
Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís