Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Mulheres participam de palestra sobre a Lei Maria da Penha e Estupro de Vulneráveis

Programa "Justiça pela Paz em Casa" é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça

Publicado em 24 de Mar de 2025, 8h30. Atualizado em 24 de Mar de 2025, 8h50
Por Helena Barbosa

Dezenas de mulheres participaram do encerramento da “Semana pela Paz em Casa” (10 a 14/3), realizado no dia 14 de março, às 9h, na Câmara Municipal do Município de Centro do Guilherme (Termo da Comarca de Governador Nunes Freire), com a palestra “Lei Maria da Penha e Estupro de Vulnerável”.

A ação - alusiva à passagem do Dia da Mulher (8/3) - foi realizada por meio de parceria da Prefeitura Municipal com o Poder Judiciário, com o objetivo orientar as mulheres sobre a igualdade de gênero e a aplicação da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), além de ajudar a combater e prevenir a violência doméstica contra a mulher o estupro de pessoa vulnerável.

Por meio da conscientização das mulheres,  a palestra buscou contribuir para o conhecimento acerca da Lei; induzir à reflexão sobre o combate à violência contra a mulher e explicar sobre a necessidade de denunciar os casos de violência contra a mulher junto aos órgãos competentes, onde quer que ocorra.

Juiz Adriano Oliveira Nóbrega, titular da Vara Única de Governador Nunes Freire, discursa durante solenidade

MULHERES E CRIANÇAS EM SITUAÇÃO VULNERÁVEL

O evento foi direcionado às mulheres, crianças e adolescentes em situação vulnerável e vítimas de violência e exploração sexual e contou com o apoio do Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública e Conselho Tutelar.

Estavam presentes na palestra o juiz  Adriano Oliveira Nóbrega, titular da Vara Única de Governador Nunes Freire; o prefeito José Auricélio de Moraes; a vereadora Marta Aguiar, representando o Poder Legislativo; o vice-prefeito, Professor Raimundinho; a primeira-dama e chefe de gabinete, Paula Edilânia.

Durante a palestra, houve pronunciamentos do juiz Adriano Nóbrega; da secretária da Mulher e Cidadania, Maria de Fátima; da psicóloga Andressa Oliveira (Secretaria de Educação); da advogada Maria Júlia Nunes Ferreira (Secretaria da Mulher)  e do procurador geral do Município, Bruno Rodrigues.

SEMANA PELA PAZ EM CASA

A Semana integra as ações do Programa "Justiça pela Paz em Casa", promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, para ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

As semanas ocorrem de 10 a 14 de março – marcando o dia das mulheres (8/3) e em novembro, quando a ONU estabeleceu o dia 25/11 como o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher”.

O programa também promove ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.

DENUNCIE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Segundo o documento “  O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023” houve um aumento, em 2022, dos casos de violência doméstica contra a mulher.   As agressões decorrentes de violência doméstica cresceram 9,8%, totalizando 258.941 ocorrências.    Os casos de feminicídio cresceram 0,8%, totalizando 1.467 registros.  As  Ameaças, 778.921 registros (+16,5%)  e a Violência Psicológica, 38.507 registros (+33,8%).

Qualquer violência contra a mulher pode ser denunciada pelo telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher. É um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

É possível fazer a ligação de qualquer lugar do Brasil ou acionar o canal via aplicativo de mensagens (Whatsapp): (61) 9610-0180. Em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar, por meio do 190.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS