Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Quinto Juizado Cível oferece formação em cidadania para estudantes do COLUN-UFMA

"Agentes de Cidadania por Meio Digital" atuam como facilitadores do acesso a serviços virtuais do Judiciário

Publicado em 23 de Jan de 2025, 12h15. Atualizado em 23 de Jan de 2025, 12h15
Por Helena Barbosa

Equipes do Centro de Cidadania do 5º Juizado Cível e das Relações de Consumo de São Luís (Itaqui-Bacanga) e do Colégio Universitário (Colun/UFMA) articulam a realização de curso de formação de "Agentes de Inclusão de Cidadania por meio Digital", para estudantes do ensino médio, durante reunião realizada na última quarta-feira, 22.

Participaram da reunião o juiz Alexandre Abreu, titular do 5ª Juizado Cível; Ana Caroline Miranda, professora da disciplina “Direito Aplicado" do Colun/ UFMA; Ana Carolina Silva e Iago Reis, coordenadora e coordenador substituto do Centro de Cidadania.

Ficou acertado entre os participantes da reunião que o Colun irá selecionar alunos interessados em participar da formação oferecida gratuitamente, pelo 5º Juizado Cível, que se destina a capacitar estudantes de nível médio para atuarem como facilitadores de serviços judiciários virtuais oferecidos pelo Poder Judiciário.

LINGUAGEM SIMPLES

A formação tem como objetivos repassar conhecimentos sobre direitos, com uso de comunicação em Linguagem Simples; habilitar facilitadores do acesso às ferramentas de serviços digitais do Poder Judiciário e possibilitar o acesso aos meios tecnológicos de defesa de direitos.

Capacitados, os estudantes poderão contribuir para incentivar o exercício da cidadania, promovendo a inclusão social e ampliando as oportunidades de acesso à Justiça na comunidade.

Os alunos do Colun também foram convidados a colaborar no atendimento ao público no Centro de Cidadania no dia 30/08/2025, durante a realização da “3ª Itinerância do 5º Juizado Cível", evento a ser realizado na área do Itaqui-Bacanga.

PROGRAMAÇÃO

A programação do curso incluirá demandas de juizados especiais (Lei nº 9.099/95); serviços virtuais oferecidos pelo Poder Judiciário, começará no dia 4 de abril, com acolhimento e noções práticas de direito e linguagem simples.

No dia 11, o conteúdo tratará de demandas no 5º Juizado Cível, meios de provas de direito e uso da ferramenta de reclamação virtual, com instrução de servidor do Centro de Cidadania).

Ao final, dia 25, o tema será “Segurança no uso da internet, ferramenta digitais de acesso a direitos disponíveis no Portal do Poder Judiciário na internet, com instrução da Coordenação de Atendimento aos Usuários do Tribunal de Justiça.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS