Em evento virtual realizado na manhã desta quarta-feira (6), a Corregedoria Geral da Justiça, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Inovação, iniciou o treinamento visando à implantação da Secretaria Judicial Digital Única na Comarca de Açailândia. Participaram do encontro os juízes Paulo do Nascimento Júnior, Franklin Brandão, Nélson Luiz Dias, Alessandro Arrais Pereira, João Batista Coelho Neto, e as juízas Selecina Locatelli e Vanessa Lordão. A mediação ficou a cargo da juíza Kariny Reis Pereira e da servidora Hayla Vanessa Castelo Branco.
A temática central da reunião virtual tratou sobre a implantação da SEJUD Única na comarca, unidade em que os processos de todas as varas serão centralizados. Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, que abriu o evento, a medida representa um avanço na modernização e otimização dos serviços jurisdicionais.“Este é um processo de modernização do Poder Judiciário, apesar de alguns problemas estruturais, os quais reconhecemos, estamos caminhando na direção correta. Nós temos trabalhado no sentido de dotar o Judiciário como um todo de mecanismos que possibilitem a otimização do seu trabalho”, destacou.
O corregedor também ressaltou que a SEJUD Única representa um avanço por maximizar os resultados. “Nós já temos a experiência da SEJUD em São Luís, Timon e Balsas. Temos percebido maior fluidez no andamento dos processos, e agora estamos implantando em Açailândia, que conta com cerca de 17 mil processos. Tais dados demonstram o tamanho dessa comarca. Essa é apenas uma etapa dessa capacitação. Declaro aberto esse trabalho e parabenizo a todos pela iniciativa. Com certeza é algo que nos levará a melhoria de nosso trabalho”, declarou.
EXPERIÊNCIA
Dando continuidade ao evento, o juiz Ferdinando Serejo, Coordenador da SEJUD da Fazenda Pública de São Luís, compartilhou sua experiência com a secretaria unificada.“Estou na SEJUD da Fazenda de São Luís desde 2020 e afirmo que, após essa experiência, não quero nunca mais voltar atrás. O início pode ser difícil para todos mas, com os resultados chegando, verão o quanto isso é necessário para o Judiciário”, frisou o magistrado, seguido de uma exposição sobre o funcionamento e a estrutura da SEJUD Única.
Ele ressaltou que o Tribunal de Justiça tem buscado otimizar os processos de trabalho, reduzir custos e aumentar a eficiência, e que a SEJUD é o modelo de secretaria judicial adotado atualmente em quase todos os tribunais do Brasil. Na etapa final, foi aberto um espaço para que os juízes de Açailândia esclarecessem dúvidas e chegassem a um consenso sobre a quantidade de servidores em cada unidade judicial. A juíza Kariny Reis agradeceu o empenho dos colegas, ressaltando que a SEJUD Única é um projeto que trará impactos positivos para as comarcas.
A instalação da Secretaria Judicial Digital Unificada em Açailândia está prevista para o dia 10 de dezembro.
O treinamento prossegue nesta quinta-feira, 7 de novembro, com a participação dos servidores Tony Frazão Ramos, Secretário Judicial Especial da SEJUD Cível de São Luís, e Gisele Soares Pereira Ferreira, Secretária Judicial Especial da SEJUD Fazenda Pública de São Luís. As palestras abordarão a metodologia de funcionamento das SEJUDs.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br