Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Audiência Pública debaterá saneamento básico no Residencial Cidade Verde

Serão discutidas questões em torno de processo judicial para garantir saneamento básico

Publicado em 18 de Out de 2024, 10h40. Atualizado em 18 de Out de 2024, 10h43
Por Helena Barbosa

A Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís realizará uma audiência pública, no dia 24/10/2024, às 9h, na sede da Associação dos Moradores do Residencial Cidade Verde (Avenida Chico Mendes, s/nº, Bairro Cidade Verde), em Paço do Lumiar, para discutir sobre medidas de saneamento básico para esse bairro.

A audiência discutirá questões em torno de processo judicial em andamento na Justiça estadual, para garantir saneamento básico e oferta regular dos serviços públicos de esgotos no Residencial Cidade Verde I, pela empresa BRK Ambiental e o Município de Paço do Lumiar, réus na Ação Civil Pública ajuizada pela associação comunitária.

São convidados a participar e colaborar na audiência os órgãos, entidades públicas e/ou privadas, pessoas interessadas ou com experiência e autoridade no assunto de esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem de águas pluviais.

AUDIÊNCIA POR VIDEOCONFERÊNCIA

Durante a audiência, serão apresentadas informações, reivindicações e debatidas propostas das partes processuais a fim de construir uma solução de saneamento compartilhado, por meio de consenso, para solucionar problemas enfrentados pelos moradores e moradoras do bairro.

Na Ação Civil Pública que deu entrada na Vara, a Associação Comunitária pede que o Judiciário determine à BRK Ambiental garantir o direito ao saneamento básico, bem como a oferta regular dos serviços públicos de esgotamento sanitário e pede indenização por danos morais coletivos diante da “precariedade dos serviços e restituição em dobros dos valores cobrados indevidamente”.  

Diante do pedido, o juiz Francisco Reis Júnior, atuando na Vara de Interesses Difusos e Coletivos, decidiu, em audiência por videoconferência pela internet, no dia 23/10,  realizar uma audiência pública para tentar uma solução do conflito por meio do entendimento entre as partes.

Participaram da audiência o procurador do Município de Paço do Lumiar, Danilo Mohana Carvalho; o promotor de Justiça Francisco Serejo Silva e os representantes da BRK Ambiental/Maranhão, Marcus Vinícius Pereira Barreto e advogado Salomão Lemos da Cunha, e da Associação dos Moradores do Residencial Cidade Verde I, Benedito Bispo Rodrigues.

Na audiência, a BRK Ambiental se comprometeu a fornecer um projetor para exibir imagens e a Associação comunitária a providenciar os demais aparelhos necessários para a realização dos debates e falas dos participantes na audiência pública.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS