Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

CGJ faz visita à Comarca de Balsas e participa de palestra

No período de 7 a 10 de outubro, as Comarcas de Riachão, Alto Parnaíba e Balsas receberam a visita do corregedor-geral.

Publicado em 14 de Out de 2024, 16h53. Atualizado em 15 de Out de 2024, 13h16
Por Natasha Olenka

A quinta-feira (10/10) marcou o último dia de jornada pelas comarcas da região Sul do Estado. Em Balsas, o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luiz Almeida, acompanhou os trabalhos da correição, conversou com juízes das varas que compõem a comarca e ainda palestrou sobre temas gerais do Judiciário, além de ouvir os advogados presentes no local.

Em reunião com os juízes Douglas Lima da Guia, Haniel Sóstenis Rodrigues da Silva, Tonny Carvalho Araújo Luz e Rafael Felipe de Souza Leite, o magistrado enfatizou a importância dos trabalhos exercidos nas unidades judiciais para contribuir na crença do jurisdicionado nas instituições.

O corregedor ainda comentou e explicou aos juízes sobre o trabalho realizado pelo Núcleo de Inteligência e Tecnologia (NIT), que produz e faz a gestão de dados dos índices processuais de cada unidade de forma detalhada, algo que é inédito na Corregedoria de Justiça do Estado do Maranhão (CGJ). “Nós da Corregedoria estamos muito atentos; nosso afã, nosso objetivo é o reconhecimento dos magistrados que merecem esse reconhecimento”, afirmou.

Na ocasião, o desembargador comentou sobre situações e vivências de juízes que encontrou nas comarcas que visitou. Juízes e juízas, comprometidos e dedicados à magistratura, estão empenhados em entregar um bom serviço ao jurisdicionado.

Durante o cumprimento aos servidores e servidoras da Comarca, o corregedor-geral pôde ouvir sobre o dia a dia das Varas. Silvia Alencar, secretária judicial da 5ª Vara da Comarca de Balsas, comentou que tem acompanhado o trabalho desenvolvido pela CGJ e as visitas do desembargador às comarcas, o que é importante para que sejam conhecidas de perto as diferentes realidades das unidades judiciais dentro do Poder Judiciário.

PALESTRA

Na mesma manhã, o desembargador José Luiz falou a uma plateia expressiva sobre sua carreira no Judiciário maranhense e a importância de realizar uma boa entrega, cumprindo os compromissos e ciente dos deveres para com a sociedade.

Em sua fala, o juiz citou sua crônica intitulada “JUIZ ANALÓGICO X JUIZ DIGITAL” e exemplificou com o trecho que menciona que juízes analógicos “teimam em decidir, por exemplo, contra os precedentes, olvidando-se de que eles conferem ‘segurança jurídica, isonomia e eficiência às decisões’ (Luís Roberto Barroso), agindo, com efeito, na era digital como se vivessem no mundo analógico.” Em comparação, há o “Juiz digital”, que, sendo juiz do seu tempo, age sempre, no dia a dia, como qualquer cidadão, sem explorar prestígio ou traficar influência.

Compuseram a mesa do evento os juízes Douglas Lima da Guia, Haniel Sóstenis Rodrigues da Silva, Rafael Felipe de Souza Leite e a advogada e presidente da OAB Subseção de Balsas, Helcrisia de Jesus.

CORREIÇÃO

No período de 7 a 10 também ocorreu a correição nas Comarcas de Balsas e Riachão. A 1ª Vara de Balsas possui um acervo em tramitação de 3.458 processos; a 2ª Vara de Balsas, um acervo em tramitação de 5.231 processos; a 3ª Vara de Balsas, um acervo em tramitação de 2.250 processos; a 4ª Vara possui 702 processos em tramitação, e a Vara Única de Riachão, 6.603 processos.

A equipe, coordenada pela juíza Helena Macedo Coelho, vistoriou uma amostragem de 440 processos das Comarcas.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS