Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedoria reúne-se com OAB para discutir melhorias em unidades judiciais

PRODUTIVIDADE

Publicado em 15 de Ago de 2024, 19h37. Atualizado em 16 de Ago de 2024, 12h05
Por Denise Araújo

A Corregedoria-Geral da Justiça do Maranhão reuniu-se na manhã desta quinta-feira (15/08) com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Maranhão (OAB-MA), Kaio Saraiva, juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Maranhão (CRC-MA), em um diálogo de cooperação entre os órgãos para apoiar a celeridade nas unidades judiciais do estado, em prol do aumento da produtividade. Na reunião, o corregedor também destacou a importância do combate à litigância predatória a fim de descongestionar o acervo processual.

José Luiz Almeida ressaltou a importância de um diálogo constante entre os órgãos que integram o sistema de justiça na busca por melhorias necessárias para dar celeridade, aumentar a produtividade e melhorar os serviços prestados à população maranhense por meio de um apoio conjunto entre a advocacia e o judiciário maranhense.
 

O corregedor-geral ouviu atentamente as demandas e sugestões trazidas pelos representantes das comissões da OAB e do CRC-MA, com o intuito de renovar o apoio à Corregedoria na criação de projetos que aumentem a produtividade, especialmente em relação às contadorias judiciais, e que possam acelerar a tramitação dos processos. “Nossas forças e energias convergem para o mesmo objetivo, que é atender ao interesse público”, afirmou o corregedor.

Além desses pontos, discutiu-se a importância de um olhar ainda mais amplo sobre as dificuldades enfrentadas por todo o Estado. Com uma nova forma de governança, a Corregedoria iniciou os primeiros 100 dias de gestão trabalhando em projetos que visam à ampliação da produtividade nas unidades com maior déficit na força de trabalho.
Um dos exemplos apresentados foi o projeto “Secretaria Extraordinária”, que conta com o apoio dos servidores aptos a contribuir com as unidades na otimização aceleração da produtividade processual nas secretarias com maiores dificuldades. Ainda de acordo com o corregedor, serão lançados mais projetos que visam melhorar os setores dentro dessas comarcas. “Estamos usando um pouco da inteligência que temos para criar mecanismos que possam nos ajudar e impactar nossas demandas”, completou.

Em contrapartida, o corregedor também destacou a importância do apoio da OAB no combate às demandas predatórias, ações ajuizadas em grande quantidade, frequentemente em várias comarcas ou varas, com um tema recorrente e petições quase idênticas, onde apenas o nome da parte e o endereço são alterados, geralmente relacionadas a empréstimos consignados, impactando significativamente no acervo processual de unidades de todo o Estado.

COOPERAÇÃO

Estiveram presentes também o juiz Marcelo Moreira, representando a Assessoria Jurídica da CGJ, assim como a juíza Kariny Reis, pela Coordenadoria de Planejamento e Inovação, que destacaram a importância da união de esforços, apresentando as iniciativas do Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais (NAUJ) no suporte constante às comarcas, com um novo olhar, ainda mais amplo, sobre as dificuldades nas unidades, aliado à inovação e ao auxílio da tecnologia no avanço dos serviços prestados.

Diante das sugestões apresentadas pela OAB e pelo CRC-MA, a reunião marca o início de mais uma cooperação entre os entes para o aumento da produtividade, visando melhor servir aos interesses da população. De acordo com os representantes, novas reuniões serão realizadas para alinhar as ações de cooperação relacionadas às atividades das contadorias judiciais, que contarão com o apoio constante do CRC-MA, juntamente com a coordenação do curso de Ciências Contábeis, representada pela professora da Universidade Federal do Maranhão, Maria Eugênia Araújo. Na ocasião, ela sinalizou novos projetos a serem submetidos para dar suporte às unidades, com o apoio dos alunos do curso.
 

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS