Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário de Itapecuru-Mirim realiza 1ª Reunião do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional

Publicado em 12 de Abr de 2024, 13h01. Atualizado em 12 de Abr de 2024, 13h08
Por Letícia Araújo

Na manhã da última quinta-feira, 11, foi realizada, no município de Itapecuru-Mirim, a 1ª Reunião do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional, com o objetivo de discutir medidas socioeducativas voltadas para o público jovem que se encontra em situação de vulnerabilidade social.

Esse foi o primeiro encontro realizado pela equipe multiprofissional que ocorre fora da capital do Estado. Durante o encontro foram discutidos caminhos para tornar as ações de cumprimento de medidas socioeducativas ainda mais efetivas. Uma das discussões abordou a implementação do regime aberto, por meio da prestação de serviços e da liberdade assistida que, para isso, faz-se necessária a consolidação de parcerias para garantir a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Outro fator apresentado durante a reunião foi a importância de promover o acesso desse público a cursos de capacitação, bem como no Programa Trabalho Jovem, do governo do Estado. A iniciativa de fomento a cultura também foi considerada fundamental pelos para o acompanhamento das medidas socioeducativas, dessa forma, a criação de programas de leitura e oficinas de representação teatral de obras clássicas da literatura nacional e universal, mediante concurso entre os alunos das escolas da rede pública foi uma sugestão valorizada entre os presentes no encontro.

O juiz Celso Serafim Júnior coordenou o encontro

Estiveram presentes, o juiz titular da 3ª  Vara de Itapecuru Mirim, Celso Serafim Júnior;  o Coordenador da Aprendizagem Profissional da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do Maranhão (SRT/MA), Timóteo Gomes Cantanhede; a Presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, Sorimar Sabóia Amorim; a Chefe da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (SETRES), Joelene Maria Pereira de Araújo; a coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI-MA, Alessandra Brito; a chefe da Divisão do Sistema Socioeducativo da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF/TJMA), Ana Letícia Barbosa Lima; e a Superintentendente da Secretaria Municipal de Assistência Social, Soraya Mendes Corrêa Garcez.



Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS