Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Fórum de São Luís realiza primeira campanha de vacinação do ano de 2024

21/02/2024
Valquíria Santana

O Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) começou nessa terça-feira (20) as campanhas de vacinação do ano de 2024, uma parceria entre o Poder Judiciário do Maranhão e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA). Foram aplicadas 72 doses de vacina contra tétano, meningite, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), Dtpa, HPV, hepatite B e Covid-19 (bivalente).

A diretora do Fórum Des. Sarney Costa, juíza Maria José França Ribeiro, disse que “manter a vacinação em dia significa cuidar de si, garantindo uma melhor qualidade de vida e saúde, bem como uma atitude de cuidado ao outro, porque quanto mais pessoas vacinadas, maior a barreira para circulação das doenças“.

As vacinas de HPV foram destinadas para meninas e meninos, na faixa etária de 11 a 14 anos; a dose contra meningite, para crianças e adolescentes. Já a vacina Dtpa é indicada para mulheres grávidas e oferece proteção contra difteria, tétano e coqueluche. A chefe da Divisão Médica do Fórum, Cristina Gomes, explicou que campanha de multivacinação dessa terça-feira (20) não incluiu a imunização contra influenza (gripe) porque ainda não saiu a vacina de 2024. o Ministério da Saúde ainda vai fornecer a nova dose aos postos de vacinação de todo o país.

As campanhas de vacinação do Fórum de São Luís são internas - direcionadas aos servidores e servidoras, colaboradores e colaboradoras, magistrados e magistradas, além de seus dependentes – ocorrem ao longo do ano e são realizadas pela Divisão Médica e Odontológica do Fórum de São Luís.

A servidora Rosyane Viana, lotada da Coordenação Administrativa do órgão, destacou que a vacinação no local de trabalho é muito importante porque visa a favorecer a imunização a todas as pessoas que circulam no Fórum, tornando o espaço seguro tanto para os servidores quanto para os usuários externos. “Além disso é mais vantajoso, pois o servidor não precisa se deslocar para um posto de saúde mais próximo da sua residência, ou caso não encontre a vacina nesse posto, se deslocar para outro fora de sua circunscrição, o que torna a vacinação no local de trabalho mais prática e rápida”, acrescentou.

Rosyane Viana disse que procura sempre verificar na sua carteira de vacinação quais vacinas estão faltando para completar o ciclo de imunização. “Se a campanha oferecer as que eu preciso, não deixo de ir me imunizar”, afirmou, ao participar da campanha nessa terça-feira (20). Vacinar é importante, pois quanto mais pessoas tiverem vacinadas maior é a barreira quanto a circulação viral, então a vacina acaba por proteger você, seus familiares e sobretudo aqueles que estão em grupo de risco como os idosos”, concluiu.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS