Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Fórum de São Luís realiza primeira campanha de vacinação do ano de 2024

Publicado em 21 de Fev de 2024, 14h40. Atualizado em 21 de Fev de 2024, 14h48
Por Valquíria Santana

O Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) começou nessa terça-feira (20) as campanhas de vacinação do ano de 2024, uma parceria entre o Poder Judiciário do Maranhão e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA). Foram aplicadas 72 doses de vacina contra tétano, meningite, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), Dtpa, HPV, hepatite B e Covid-19 (bivalente).

A diretora do Fórum Des. Sarney Costa, juíza Maria José França Ribeiro, disse que “manter a vacinação em dia significa cuidar de si, garantindo uma melhor qualidade de vida e saúde, bem como uma atitude de cuidado ao outro, porque quanto mais pessoas vacinadas, maior a barreira para circulação das doenças“.

As vacinas de HPV foram destinadas para meninas e meninos, na faixa etária de 11 a 14 anos; a dose contra meningite, para crianças e adolescentes. Já a vacina Dtpa é indicada para mulheres grávidas e oferece proteção contra difteria, tétano e coqueluche. A chefe da Divisão Médica do Fórum, Cristina Gomes, explicou que campanha de multivacinação dessa terça-feira (20) não incluiu a imunização contra influenza (gripe) porque ainda não saiu a vacina de 2024. o Ministério da Saúde ainda vai fornecer a nova dose aos postos de vacinação de todo o país.

As campanhas de vacinação do Fórum de São Luís são internas - direcionadas aos servidores e servidoras, colaboradores e colaboradoras, magistrados e magistradas, além de seus dependentes – ocorrem ao longo do ano e são realizadas pela Divisão Médica e Odontológica do Fórum de São Luís.

A servidora Rosyane Viana, lotada da Coordenação Administrativa do órgão, destacou que a vacinação no local de trabalho é muito importante porque visa a favorecer a imunização a todas as pessoas que circulam no Fórum, tornando o espaço seguro tanto para os servidores quanto para os usuários externos. “Além disso é mais vantajoso, pois o servidor não precisa se deslocar para um posto de saúde mais próximo da sua residência, ou caso não encontre a vacina nesse posto, se deslocar para outro fora de sua circunscrição, o que torna a vacinação no local de trabalho mais prática e rápida”, acrescentou.

Rosyane Viana disse que procura sempre verificar na sua carteira de vacinação quais vacinas estão faltando para completar o ciclo de imunização. “Se a campanha oferecer as que eu preciso, não deixo de ir me imunizar”, afirmou, ao participar da campanha nessa terça-feira (20). Vacinar é importante, pois quanto mais pessoas tiverem vacinadas maior é a barreira quanto a circulação viral, então a vacina acaba por proteger você, seus familiares e sobretudo aqueles que estão em grupo de risco como os idosos”, concluiu.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS