Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Juiz Reinaldo de Jesus é homenageado e deixa o cargo em virtude da aposentadoria

8ª VARA CRIMINAL

01/02/2024
Valquíria Santana

Servidores e servidoras da 8ª Vara Criminal de São Luís homenagearam, na manhã desta quinta-feira (1º), o magistrado Reinaldo de Jesus Araújo, que deixa o cargo de juiz de Direito, em virtude da aposentadoria. O magistrado atuou por seis anos como titular da unidade judiciária especializada em crimes contra crianças e adolescentes.

Emocionado com a homenagem, Reinaldo de Jesus Araújo, acompanhado da esposa Placidina dos Reis, da filha e netos agradeceu a homenagem, realizada no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). Ele contou que tem muitos planos para realizar agora com a aposentadoria e disse que “não contava com tanta demonstração de carinho de todos o que para mim é uma grande honra”.

Presentes na solenidade juízes, promotor e promotora de justiça, defensores públicos e advogados. Os servidores e servidoras da 8ª Vara Criminal entregaram ao magistrado uma placa em reconhecimento pelos serviços prestados ao Judiciário, especialmente à unidade especializada em crimes contra crianças e adolescentes. “Sua atuação também marcou a vida profissional de tantos servidores”, disse a mensagem. Foi exibido, ainda, um vídeo, mostrando a trajetória do juiz desde seu ingresso na magistratura maranhense.

Em nome dos demais servidores e servidoras da 8ª Vara Criminal, a secretária da unidade, Vânia Santos Pinheiro, contou sobre a experiência de trabalhar na gestão do juiz Reinaldo de Jesus Araújo. Disse que o magistrado, pela sua sensatez, segurança e respeito, soube exercer com maestria a missão na unidade judiciária tão complexa, que é a de resguardar o direito das crianças e adolescentes. “O senhor nos deixa um legado de excelência”, acrescentou.

A promotora de Justiça, Lana Pessoa, que atua na 8ª Vara Criminal de São Luís há quatro anos, falou sobre como é trabalhar com o juiz Reinaldo de Jesus Araújo, destacando o compromisso e o respeito que o magistrado tem no ambiente de trabalho. “Com ele aprendi a ser resiliente. Minha gratidão por ter compartilhado esses quatro anos de convivência com o senhor”, declarou a promotora.

“Aprendi muito com suas decisões, paciência, serenidade e competência. Tenho muito orgulho de ter sido seu juiz auxiliar e assistente”, declarou o juiz Francisco Ferreira, que está respondendo pela 8ª Vara Criminal. Os magistrados José Edilson Caridade, Marcelo Oka, Afonso Bezerra e  Rommel Cruz também se manifestaram e foram unânimes ao destacar a forma como Reinaldo de Jesus Araújo sempre exerceu suas atividades na magistratura. Manifestação semelhante fez o advogado José Maria Lima: “sempre tivemos uma boa convivência em todas as unidades onde o juiz Reinaldo de Jesus Araújo atuou”.

Trajetória - Reinaldo de Jesus Araújo ingressou na magistratura do Maranhão em 1992, como juiz substituto na comarca de Balsas. No mesmo ano, foi titularizado na comarca de Loreto e, três anos depois, promovido para Santa Luzia, voltando para a comarca de Balsas como titular em 1997, e mais tarde para Itapecuru-Mirim.

Em 2004, foi promovido para a capital como juiz auxiliar, sendo titularizado, no ano de 2008, na 11ª Vara Criminal de São Luís. Dois anos depois, foi removido para a 7ª Vara Criminal; em 2015, para a 4ª Vara Cível e depois para a 8ª Vara Criminal (2017), onde permaneceu até deixar o cargo de juiz de Direito, em virtude de sua aposentadoria. Antes da magistratura, Reinaldo de Jesus Araújo foi promotor de Justiça.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS