Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Comissários da 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís participam de treinamento sobre crimes cibernéticos

SÃO LUÍS

19/10/2023
Priscilla da Costa

Os comissários da 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís participaram, na última terça-feira (17/10), no Fórum de São Luís (Calhau), de um treinamento sobre atividades criminosas praticadas no ambiente virtual contra crianças e adolescentes. A capacitação foi ministrada pelo delegado titular da Delegacia dos Crimes Cibernéticos de São Luís e ex-comissário da infância e juventude, Guilherme Campelo. A ação faz parte do ciclo de aprimoramento funcional da unidade judicial.

Durante o treinamento foram discutidos crimes cibernéticos; cyberbullying nas escolas; pedofilia no mundo virtual; ações de inteligência para identificar práticas criminosas nos ambientes virtuais contra crianças e adolescentes; ações de segurança para dificultar a captura de informações pelos criminosos, tais como, trocas de senhas, restrição de acesso à fotos no WhatsApp, Instagram e Facebook e controle dos pais do acesso ao ambiente virtual pelas crianças e adolescentes através de aplicativos. Também foram debatidos os diversos tipos penais, os riscos do uso indevido dos meios virtuais por crianças e adolescentes e os cuidados que devem ter os pais ou responsáveis.

O juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, José Américo Abreu Costa, destacou que, “o aprimoramento constante faz parte do sistema de autogestão consciente, desenvolvido na unidade, desde o advento da pandemia da Covid-19. Nossos servidores são incentivados a uma participação nos temas mais necessários da proteção integral de crianças e adolescentes, discutindo de forma prática as questões do dia a dia com profissionais especializados”, disse o magistrado sobre o treinamento.

No final da capacitação, a unidade fez a entrega de uma placa de agradecimento ao delegado Guilherme Campelo pelos anos de serviços prestados à Justiça da Infância, quando exerceu o cargo de comissário da infância e juventude.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS