As ações da campanha “Agosto Lilás”, adotada pelo Núcleo Psicossocial do Fórum de São José de Ribamar, foram encerradas com a realização de uma roda de conversa entre técnicos do núcleo e funcionários da Companhia Vale, na última quinta-feira, 31. A campanha foi iniciada no dia 14, e realizou ações como rodas de conversa, panfletagem e orientação à comunidade, dentre outras iniciativas.
Os funcionários da empresa terceirizada Sodexo Facilities, prestadora de serviços para a Companhia Vale, foram o público-alvo de ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher durante os dias 30 e 31 de agosto. Logo no primeiro dia, 70 colaboradores reuniram-se para participar de uma roda de conversa, abordando temas como tipos de violência, medidas protetivas de urgência, canais de denúncia e outras temáticas relacionadas à Lei Maria da Penha.
70 colabordores reuniram-se, no dia 30, para receber orientações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher
Além das técnicas do Núcleo Psicossocial, Cecília Caminha e Yeda Maranhão, também estiveram presentes, a secretária da Diretoria do Fórum de Ribamar, Priscila França Lima Pavão; a gestora Vale, Jessyca Melo; o preposto Adalberto Santos; o Engenheiro de Segurança, Raimundo Junior; e a Técnica de segurança do trabalho, Vânia Mota.
ENCERRAMENTO
Dando continuidade à roda de conversa com os funcionários da empresa Sodexo Facilities, no dia seguinte, 31 de agosto, o encontro reuniu cerca de 250 funcionários, marcando o encerramento da campanha Agosto Lilás.
Sobre a iniciativa, a Diretora do Fórum de São José de Ribamar, Teresa Cristina de Carvalho Pereira Mendes, destacou a importância das ações relacionadas à Campanha do “Agosto Lilás”. “Foi uma campanha realizada de forma muito proveitosa e significativa”, ressaltou a magistrada.
Durante o encontro, estiveram presentes a secretária da Diretoria do Fórum, Priscila França; o Gerente da Unidade, Jorgetanio Salazar; e o Engenheiro de Segurança, Raimundo Junior.
AGOSTO LILÁS
O “Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei estadual nº 4.969/2016 e da Lei Municipal nº 3.340/2017, com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim deste tipo de violência, bem como divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br