Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

CGJ/MA inaugura ponto de inclusão digital em Alto Alegre do Pindaré

JUSTIÇA DE TODOS

Publicado em 18 de Jul de 2023, 11h03. Atualizado em 18 de Jul de 2023, 14h20
Por Letícia Araújo

Nesta segunda-feira, 17, mais um município foi beneficiado pelas ações do “Justiça de Todos”. O programa da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA), que tem como objetivo garantir cidadania, ampliou o acesso à Justiça para a população de Alto Alegre do Pindaré, termo judiciário localizado a cerca de 54 km da sua comarca sede, Santa Luzia.

A instalação do ponto de inclusão digital no município consiste na disponibilização de sala com computador e acesso à internet em localidades que não possuem Fórum. Por meio desse veículo, a população poderá solucionar suas demandas judiciais e acessar serviços como balcão virtual, consulta processual, emissão de certidões, participação em audiências, dentre outros.

Com a inauguração do 106° ponto de inclusão digital, a Corregedoria se aproxima da meta estipulada no início das ações do projeto. Até o final da atual gestão, o objetivo é instalar 108 salas da Justiça em todo o Estado, atendendo todos os municípios termos judiciários que não são sede de comarcas. Para viabilizar a efetividade dessa iniciativa, o Poder Judiciário realiza parcerias institucionais com diferentes órgãos.

Durante o evento, a juíza coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ e responsável pelo Justiça de Todos, Tereza Nina, ressaltou a importância desses acordos.“Hoje a gente inaugurou a sala de número 106, em que há um termo de cooperação firmado entre o município e a Corregedoria para que as pessoas não precisem mais se deslocar até o Fórum para participar de atos processuais como audiências, fazer consulta de processos, falar com juízes e promotores de Justiça, encurtando distâncias entre o cidadão e o Judiciário”, disse a juíza.

Prefeito de Alto Alegre do Pindaré assina documento que firma parceria institucional com o poder judiciário na instalação da 106ª sala do Justiça de Todos

Quem vive a realidade do deslocamento na zona rural dos municípios reconhece a instalação dos pontos de inclusão digital como um avanço capaz de proporcionar a concretização do acesso à Justiça, principalmente à população economicamente vulnerável. O prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas, reiterou o espaço como um canal de garantia dos direitos aos cidadãos. “É muito gratificante inaugurar essa sala, que é a sala da cidadania, local onde buscaremos nossos direitos e também cumprir os nossos deveres. Agradeço ao Poder Judiciário e a todos os presentes, que a partir de hoje serão porta-vozes na divulgação dessa nova ferramenta”, comentou.

Participaram da cerimônia a juíza titular da 2ª Vara de Santa Luzia, Ivna Cristina Melo Freire; o procurador-geral do município, Harrison Marcelo Pinheiro; o presidente da Câmara de Alto Alegre do Pindaré, Rivaldo Santos; e o promotor de Justiça, respondendo pela comarca de Santa Luzia, Peterson Abreu. Também estiveram presentes o vereador João Lago; os advogados Diego Sousa, Juliana Queleme e Dilcilane Pinheiro; o secretário de administração e finanças, Marcello Coelho; e o secretário de agricultura, Laércio Oliveira.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS