Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Timon realiza primeiro casamento comunitário após pandemia

REGISTRO CIVIL GRATUITO

02/06/2023
Helena Barbosa

No dia 26 de maio, 196 casais disseram "sim" diante do juiz em cerimônia de casamento comunitário ocorrida no Centro de Convenções Maranhense, na cidade de Timon.

A celebração, presidida pelo Juiz Edmilson da Costa Lima, titular da Vara da Família de Timon; contou com a participação de mais cinco juízes da comarca: Simeão Pereira e Silva (Vara da Infância e Juventude); Raquel Araújo Menezes(1ª Vara Cível); Susi Ponte de Almeida (2ª Vara Cível); Josemilton Silva Barros (Juizado Especial) e José Elismar Marques (Vara de Execução Penal).

Mais quatro magistrados de outras comarcas também participaram da celebração: Isaac Diego Vieira, Titular da 1ª Vara de Coelho Neto; João Batista Coelho Neto, Juiz da Comarca de Santo Antônio dos Lopes; Jorge Antônio Sales Leite, Titular da 2ª Vara Cível de Caxias e Raniel Barbosa Nunes, Titular da 1ª Vara de Tuntum.

Este foi o primeiro casamento comunitário realizado desde o início da pandemia de Covid. A celebração resultou de parceria entre o Poder Judiciário do Maranhão, a Prefeitura de Timon e o Cartório do 2° Ofício da cidade.

O juiz Edmilson da Costa F. Lima, titular da Vara da Família da Comarca de Timon, afirmou a importância do ato celebrado com os casais. “Esse projeto é de iniciativa do Poder Judiciário. Em Timon, a Prefeitura Municipal adotou esse projeto e fez uma parceria para facilitar a união desses casais de forma gratuita. Para nós é um momento de alegria estar regularizando a situação desses casais, para que possam praticar os atos da sua vida civil dentro do padrão legal”, disse o juiz.

“O projeto Casamentos Comunitários é uma iniciativa da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão para dar oportunidade às pessoas de regularizarem a sua situação matrimonial. Muitos casais vivem em união estável, que é uma forma de convivência familiar e fazem a opção pelo casamento civil”, declarou o Juiz de Direito, Simeão Pereira e Silva.

A prefeita de Timon, Dinair Veloso, agradeceu a todos os parceiros e equipes envolvidas no projeto: “Nesse dia especial nós da Prefeitura de Timon, junto com o Fórum de Timon, o Tribunal de Justiça do  Maranhão, a Vara da Família da Comarca de Timon, a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão e o Cartório do 2º Ofício, estamos casando oficialmente quase 200 casais. É uma alegria e satisfação poder propiciar isso, agradeço a todas as equipes que trabalharam para que esse momento se concretizasse”.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS