Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Casamento Comunitário oficializa união civil de 50 casais em Olinda Nova

Projeto do Judiciário é retomado no município após mais de 10 anos, com apoio do cartório extrajudicial e da prefeitura

Publicado em 30 de Jun de 2025, 6h50. Atualizado em 9 de Jul de 2025, 14h34
Por Asscom/TJMA

Cinquenta casais participaram de mais uma edição do projeto Casamentos Comunitários em Olinda Nova do Maranhão, promovida pelo Poder Judiciário do Maranhão por meio da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial, com apoio da Serventia Extrajudicial de Ofício Único e da prefeitura municipal. A cerimônia foi realizada no último dia 5/6, no Ginásio Poliesportivo, com estrutura preparada para o atendimento aos casais, familiares e convidados.

As inscrições foram abertas em abril, com o recebimento da documentação e os atos de habilitação realizados pelo cartório local, conforme a Portaria-TJ nº 1288/2025 e o Provimento nº 32/2022 da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA).

O juiz Marco Antonio Abritta Júnior, titular da comarca de Olinda Nova do Maranhão, presidiu a cerimônia e destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a cidadania e o acesso a direitos fundamentais. “O projeto fortalece o vínculo entre o Judiciário e a população, promovendo inclusão por meio da regularização civil das uniões”, afirmou.

Juiz Marco Abritta Júnior ao lado do casal Fernando Pinto e Feliciana Souza, juntos há 43 anos

A edição marca o retorno da iniciativa ao município, que não recebia uma etapa do projeto desde fevereiro de 2014. Também estiveram presentes autoridades locais, como o prefeito Valdenir Penha Diniz; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Francisca de Matos Santos; o padre José Ribamar Costa e o pastor Josafá Freitas.

HISTÓRIAS DE VIDA

Entre os participantes, estavam Fernando Pinto (78) e Feliciana Souza (62), juntos há 43 anos, que aproveitaram o projeto para oficializar a união. “Temos nossos filhos, e achamos importante formalizar o casamento”, relatou Feliciana.

Já os mais jovens, Lucas Pereira Pacheco (25) e Shirley Ferneive Marinho (20), foto acima, destacaram a importância dos valores familiares e religiosos para a decisão de casar. “Esperamos que essa nova etapa seja marcada pelo companheirismo e evolução conjunta”, disseram.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS