Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Palestra com antropóloga Débora Diniz aborda condição feminista

FEMINISMO

Publicado em 14 de Mar de 2022, 11h18. Atualizado em 14 de Mar de 2022, 14h59
Por Helena Barbosa

A escritora, pesquisadora e doutora em antropologia Débora Diniz dará palestra virtual nesta terça-feira, às 18 horas, a convite da 2ª Vara da Mulher de São Luís. A palestra virtual será transmitida pelo Instagram (@debora_d_diniz e @luciaheluy) e abordará o tema do seu último livro -, “Esperança Feminista”, lançado este ano pela Editora Rosa dos Tempos.

A palestra será mediada pela juíza Lúcia Helena Heluy, titular da vara, que conversará com  Debora Diniz sobre os temas tratados no livro, escrito pela antropóloga em parceria com a escritora Ivone Gebara, que fazem uma reflexão sobre a ação feminista por meio de doze verbos e convida leitores e leitoras a “estranhar a conjugação patriarcal naturalizada em nós” em sua introdução.

“Neste livro, falamos muito do patriarcado, um regime de poder que oprime, segrega, controla e mata os corpos. Tristemente, é um regime de poder, hierarquizante e excludente, que, com diferentes intensidades, todos nós reproduzimos”, declara Diniz. “O feminismo nos convida a ouvir e a gritar coletivamente nossas opressões para que coletivamente possamos sair delas”, rebate Gebara.

Palestra trata de temas abordados no livro "Esperança Feminista", de Débora Diniz e Ivone Gebara.

ESPERANÇA FEMINISTA

"Quem lê “Esperança Feminista” percebe como é necessário ao projeto intelectual feminista criar aproximações éticas, amorosas e de cumplicidade entre nós. A identidade do feminismo pode ser capaz de reafirmar um ponto de vista dissonante ao extermínio dos direitos humanos, ao sequestro de nossa autoria e inclinado ao reposicionamento de nossa identidade." – diz o texto de orelha do livro, da também escritora Carla Akotirene.

A palestra com Débora Diniz faz parte das atividades da programação comemorativa da passagem do “Dia Internacional da Mulher” (8 de março), organizada pela 2ª Vara da Mulher, que conta com diversas atividades a serem desenvolvias este mês, com a participação de magistrados, servidores do Poder Judiciário e órgãos parceiros da sociedade civil.

CURRÍCULO DÉBORA DINIZ

Débora Diniz Rodrigues é natural de Maceió (AL). Escritora e pesquisadora premiada, é Graduada em Ciências Sociais, professora e pesquisadora da Anis - Instituto de Bioética. Mestre e doutora em antropologia pela Universidade de Brasília (UNB), onde leciona. Desenvolve projetos de pesquisa sobre bioética, feminismo, direitos humanos e saúde. 

É autora de artigos, livros e filmes sobre temas relacionados aos direitos humanos e à bioética. Já lançou, em autoria e co-autoria, os livros: “O que é Bioética”; “O que é Deficiência”; “Zika: do sertão nordestino à ameaça Global”; “Cadeia: Relatos sobre mulheres”; “O que é Ética em Pesquisa”; “Plágio: Palavras escondias”; “A Custódia e o Tratamento Psiquiátrico no Brasil”; “Laicidade e “Ensino religioso no Brasil”; “Homofobia & Educação: um desafio ao silêncio”; “Entre a dúvida e o dogma: liberdade de Cátedra e Universidades Confessionais no Brasil”; “Admirável Nova Genética: bioética e sociedade”; “Conflitos Morais e Bioética”; “Judicialização do direito à saúde: o caso do Distrito Federal “; “Aborto por Anomalia Fetal”; “Aborto e Saúde Pública no Brasil – 20 anos”; “Nova História das Mulheres no Brasil” e “Esperança Feminista”.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS