A equipe multidisciplinar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMULHER/TJMA) retornou, no dia 31 de março, à Escola Municipal Dra. Fátima Oliveira, localizada no município de Paço do Lumiar.
A ação foi realizada no âmbito do Programa “Novos Olhares, Novos Valores” e reuniu estudantes dos 8º e 9º anos da instituição.
A atividade integrou a programação em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) e ocorreu a convite da gestora geral da escola, Maria Inez Sousa, e da professora Sandra Pinto.
Na ocasião, a assistente social Josemary Almeida e o estagiário de Psicologia Rodrigo Rodrigues conduziram o diálogo com os/as estudantes, abordando temas como violência de gênero, os tipos de violência doméstica e familiar contra as mulheres, o ciclo da violência, relacionamentos abusivos, canais de denúncia e formas de enfrentamento à violência.
Com uma abordagem acolhedora e reflexiva, a equipe promoveu uma escuta ativa e incentivaram o engajamento dos adolescentes e das adolescentes na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ao final da atividade, foram distribuídos folders informativos produzidos pela Cemulher/TJMA, reforçando os temas discutidos durante o encontro.
PROGRAMA “NOVOS OLHARES, NOVOS VALORES”
O Programa “Novos Olhares, Novos Valores” tem como propósito incentivar reflexões sobre a cultura machista e os padrões de desigualdade de gênero presentes na sociedade.
A proposta envolve rodas de conversa e ações educativas com estudantes do Ensino Fundamental e Médio, abordando temas como valores, masculinidades, empoderamento feminino e direitos humanos.
A partir da escuta e do diálogo, o programa visa conscientizar jovens e adolescentes sobre a prevenção de relações abusivas e da violência contra as mulheres, fortalecendo o papel da escola como espaço estratégico na promoção da equidade de gênero e na formação para o respeito e a cidadania.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024