A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) realizou, na última quarta-feira (30/7), uma palestra com colaboradoras e colaboradores do Centro de Hematologia e Hemoterapia Dr. Dario Itapary Nicolau (Hemomar), localizado no bairro Jordoa, em São Luís.
A iniciativa integra as ações do programa “Maria da Penha no Cotidiano” e foi realizada a convite de Priscila Castro, consultora de administração de benefícios da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
Com mediação de Ericka Nascimento, psicóloga, e Vitória Sousa, assessora executiva — ambas integrantes da equipe técnica multidisciplinar da Cemulher/TJMA — o encontro abordou o fenômeno da violência doméstica e familiar contra as mulheres, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), os tipos de violência, o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência e os canais de denúncia disponíveis.
A EMSERH é parceira da Cemulher/TJMA por meio da adesão ao programa “Valoriza Mulher”, que mobiliza empresas a desenvolverem ações e projetos voltados à igualdade de gênero e ao enfrentamento das violências contra as mulheres, com certificação anual como reconhecimento pelo compromisso institucional.
Ao final da atividade, foram distribuídos exemplares da cartilha informativa produzida pela Cemulher/TJMA, que é presidida pelo desembargador Cleones Seabra Carvalho Cunha.
PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO
Desenvolvido de forma permanente pela Cemulher/TJMA desde 2014, o programa tem como objetivo difundir a Lei Maria da Penha em todo o estado do Maranhão, contribuindo para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas. A iniciativa busca enfatizar a responsabilidade coletiva na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024