No dia 24 de setembro, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA), presidida pelo desembargador Cleones Seabra Carvalho Cunha, promoveu uma roda de conversa com alunas e alunos do turno noturno do Curso Técnico de Eletromecânica do Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Maranhão (Cemp), no Maiobão, município de Paço do Lumiar.
A atividade, realizada pelo programa “Homem Consciente”, foi conduzida por Arthur Darub, coordenador administrativo da Cemulher/TJMA, e pela psicóloga Ericka Nascimento, integrante da equipe técnica multidisciplinar da coordenadoria. Durante o encontro, os estudantes dialogaram sobre violência de gênero, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), tipos de violência doméstica e familiar, ciclo da violência, canais de denúncia e a importância do envolvimento dos homens no enfrentamento às violências contra as mulheres.
O momento ocorreu a convite de Patrícia Rodrigues, assistente de diretoria do Cemp, e contou com a participação ativa dos estudantes, que compartilharam conhecimentos, vivências, reflexões e esclareceram dúvidas sobre os temas abordados.
O Cemp é uma das empresas atualmente participantes do programa “Valoriza Mulher”, criado em 2019 pela Cemulher/TJMA, com o objetivo de incentivar organizações a desenvolver ações voltadas à promoção da igualdade de gênero. Ao final da roda de conversa, os participantes receberam materiais informativos produzidos pela Cemulher/TJMA.
SOBRE O PROGRAMA “HOMEM CONSCIENTE”
Criado em 2021 pela Cemulher/TJMA, o programa busca sensibilizar e envolver o público masculino na prevenção de atos violentos nas relações íntimas, domésticas e familiares, promovendo reflexões sobre o papel dos homens na luta pelo fim das violências contra as mulheres.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026