Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedora do TJTO é eleita presidente do Colégio de Corregedores-Gerais da Justiça

CCOGE

26/11/2021
Helena Barbosa

A desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, corregedora-geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) foi eleita, por aclamação, nesta sexta-feira, 26, presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais da Justiça do Brasil (CCOGE).  

A eleição da nova diretoria executiva para o ano de 2022 foi realizada ao final do 87º Encontro do Colégio, realizado nesta quinta e sexta-feira, em São Luís (MA), sob a presidência do desembargador Paulo Velten, corregedor-geral da Justiça do Maranhão e presidente do CCOGE.

Durante a condução da eleição, o corregedor maranhense informou sobre a proposição do corregedor Osvaldo de Almeida Bonfim (corregedor das comarcas do interior da Bahia) de ter uma mulher na presidência do colégio permanente de corregedores e elogiou o trabalho da magistrada - “excepcional e compromissada” junto à Corregedoria Geral da Justiça do Tocantins. 

Segundo o desembargador, a eleição também rerpesenta o apoio do colégio à causa feminina. “Está na hora de renovarmos esse compromisso com a causa da mulher brasileira, que é uma causa mundial. A emancipação feminina tem sido um movimento muito importante”, frisou o desembargador.

A presidente eleita destacou, em seu discurso, que o trabalho realizado pelo CCCOGE produz melhorias e o aperfeiçoamento da Justiça de 1º Grau e dos serviços notariais e registrais e isso contribui para aproximar o Poder Judiciário da sociedade e disse estar ciente dessa responsabilidade, à frente da entidade. 

“É uma tarefa difícil coordenar esse trabalho. E dar continuidade ao trabalho feito pelo desembargador Paulo Velten é mais difícil ainda. Eu tenho receio de não ter esse entusiasmo que ele traz para nossas reuniões, mas vou tentar chegar perto. Foi um trabalho magnífico, com sabedoria, competência e humildade”, ressaltou a presidente eleita do CCOGE, em seu discurso.

COMISSÃO EXECUTIVA

Com a presidente, foram eleitos os membros da Comissão executiva do CCOGE: 

1º vice-presidente
Luiz César Nicolau - Paraná 

2º vice-presidente 
Tânia Maria Vasconcelos - Roraima

1º secretário 
Luiz Barbosa Silva - Mato Grosso do Sul

2° secretário 
Vago 

1º tesoureiro 
Rosileide Maria da Costa Cunha - Pará

CURRÍCULO

A desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe possui 25 anos de Judiciário tocantinense. É formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1982) e pós-graduada em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Goiás e em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense - Esmat. É mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins em parceria com a Esmat.  

HOMENAGEM

No encerramento da solenidade, o corregedor-geral do TJMA, desembargador Paulo Velten, recebeu uma uma placa em reconhecimento ao seu desempenho à frente do CCOGE, entregue pela corregedora Vanderlei  Tremeia Kubiak  (TJRS) e pelo desembargador Manuel Gomes Pereira, pai do homenageado.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.b

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS