A juíza Lorena de Sales Rodrigues Brandão, titular da recém-instalada Vara Especial do Idoso e de Registros Públicos da Comarca da Ilha de São Luís, inicia nesta quarta-feira (12) correição extraordinária na unidade judicial. Os trabalhos correicionais vão até o dia 25 de agosto (sexta-feira) e durante esse período ficam suspensos os prazos processuais.
A instalação da nova unidade judiciária ocorreu no último dia 15 de julho, no 4º andar do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), na estrutura em que funcionava a 6ª Vara da Família. Eventuais reclamações ou sugestões sobre o funcionamento da vara ou sobre procedimentos e atividades de serventuários da unidade deverão ser oferecidas por e-mail (secidoso@tjma.jus.br), logo após o início das atividades correicionais.
Na Portaria 001/2020, que designou o dia 12 de agosto, às 9h, para instalação da correição, Lorena Brandão considerou as determinações da Resolução 24/2009, alterada pela Resolução 14/2009, do Tribunal de Justiça do Maranhão, no que diz respeito à realização de correição extraordinária após a titularização da magistrada na unidade judicial. A juíza foi titularizada no último dia 16 de julho.
A Vara Especial tem competência para processar e julgar as medidas de proteção judicial dos interesses difusos, coletivos e individuais indisponíveis ou homogêneos do idoso, previstas na Lei nº 10.741 de 2003 (Estatuto do Idoso). É competente também para o processamento e julgamento dos crimes previstos na mesma Lei e registros públicos.
A nova unidade recebeu processos eletrônicos (PJe) de três varas cíveis de São Luís, sendo cerca de 750 redistribuídos da 2ª Vara Cível, 500 da 3ª e 169 da 8ª. A redistribuição está sendo feita pelas próprias unidades judiciárias, com o apoio da Secretaria Judicial Única Digital das Varas Cíveis de São Luís (SEJUD Cível). Já em relação aos processos físicos, foram recebidos 47 oriundos dessas três varas cíveis e redistribuídos pelo Setor de Distribuição do Fórum de São Luís. Todos os processos – físicos e eletrônicos – são referentes a registo público.
Para a Vara do Idoso e de Registro Público foram migrados 377 processos físicos oriundos da 8ª Vara Criminal e são relativos à matéria do idoso. Além do e-mail secidoso@tjma.jus.br a vara também atende pelos telefones (98) 3194-5601/5599.
Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís