Inaugurada na manhã desta segunda-feira (13) a terceira sala da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), por meio da parceria entre o órgão e o Poder Judiciário. “É muito gratificante a inauguração desse novo espaço, teremos mais conforto e qualidade para prestar um melhor serviço ao assistido, consequentemente, uma melhoria no atendimento”, ressaltou o coordenador da Defensoria Pública no Fórum, Lúcio Lins.
A nova sala, localizada no segundo piso do Forinho, tem 36m², climatizada, possui 21 estações de trabalho equipadas com computadores e impressora, e rede de internet livre para o defensor público desenvolver seu trabalho. A DPE-MA já conta com outros dois espaços no Fórum, um especial para o atendimento de pessoas com dificuldade de locomoção, no primeiro piso, e outro, para o atendimento público geral, no segundo piso, ambos no Forinho. A sala inaugurada será utilizada para peticionamento das ações judiciais pelos defensores públicos.
Estiveram presentes na inauguração da sala o corregedor geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho, a diretora do Fórum de São Luís, juíza Diva Maria de Barros Mendes, o defensor público geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, o corregedor geral da Defensoria Pública, José Augusto Gabina, o coordenador das salas da Defensoria Pública no Fórum, defensor Lúcio Lins Siqueira Ramos e alguns defensores públicos.
O corregedor geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho, durante a cerimônia, lembrou que a Defensoria Pública é essencial para o funcionamento da justiça e destacou também a importância de dar qualidade aos defensores públicos nos seus trabalhos aos assistidos.
A diretora do Fórum, juíza Diva Maria de Barros Mendes, destacou que “o Fórum é a casa do cidadão e é um privilégio ter a Defensoria Pública conosco”, acrescentou ainda que os assistidos da justiça possam encontrar guarida para resolver as suas demandas no novo espaço.
Defensoria Pública – A unidade da Defensoria Pública no Fórum Desembargador Sarney Costa conta com atuação de 33 defensores públicos atuando em ações de família, registro público, fazenda pública, criminal, júri e entorpecentes. A coordenação das salas está sob direção do Defensor Público Lúcio Lins Siqueira Ramos. As salas de atendimento funcionam de segunda-feira a sexta-feira, de 08 às 17h.
Priscilla Costa
Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa.